Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Delegação do IFPB participa da Reditec

Noticia

Delegação do IFPB participa da Reditec

Reitor comenta expectativa para o evento que ocorre junto à Congresso Mundial
por Patrícia Nogueira publicado: 23/09/2016 12h02 última modificação: 23/09/2016 16h01

O IFPB está participando nos dias 23 a 26 de setembro da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e do Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP) em Vitória (ES). O Instituto enviou uma delegação com 12 representantes. O tema central do evento é “O papel da educação profissional no século 21”.

A conferência de abertura acontece às 15h com o palestrante Robert Cowen abordando “A trajetória da educação profissional no mundo”. Serão realizadas conferências, mesas redondas. O IFPB participa no dia 24, às 17h, com o relato de experiências exitosas: “Processos de implantação do Portal de Periódicos e Repositório digital do Instituto Federal da Paraíba” e às 17:45, “Política Institucional Indutora para a organização de redes acadêmicas e comunitárias: uma experiência de Educação Profissional e Territorial mediada pelas ações de extensão integradas ao desenvolvimento de ensino, a Rede Rizoma do IFPB”.

Confira a programação detalhada.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, comenta sobre a importância do intercâmbio e da troca de experiências entre os gestores durante a Reditec. “O processo de integração entre os gestores é um dos pontos que mais se sobressai no evento. A programação é bastante rica e tem a participação de especialistas.” Nicácio afirma também que o IFPB é candidato a sediar a próxima edição do evento.

Reforma do Ensino Médio – para o Reitor do IFPB esse deve ser um dos assuntos que serão debatidos no evento, embora já haja uma programação pré-fixada. “A reforma do ensino médio é uma decisão que impacta a essencialidade do nosso trabalho que é o ensino médio integrado ao técnico, portanto, é um tema que deve estar na ordem do dia.” Devido a polêmica, o reitor defende que sejam criados mecanismos de debates. “Os educadores precisam conhecer a proposta apresentada pelo governo e seus impactos no dia dia da instituição. Antevemos que, caso a reforma seja implementada em sua plenitude, nós haveremos de ter reformas nas matrizes curriculares e nas ementas dos nossos cursos. Há uma sinalização de mudanças profundas.”

 As conquistas em meio a crise – outro ponto abordado pelo reitor foi que, mesmo em meio à crise, o IFPB não deve ficar estagnado. “Temos um cenário conjuntural de crise, sobretudo no viés econômico, mas a instituição não pode ficar estagnada. Nós estamos estabelecendo uma dinâmica de movimento muito grande”, afirmou o reitor Nicácio ao mencionar projetos simultâneos em curso como a reitoria itinerante, o planejamento estratégico decenal, os jogos intercampi e o encaminhamento das obras. “Precisamos avançar e superar essas dificuldades, isso reafirma a determinação da instituição em crescer sempre e não desanimar diante da crise”, concluiu.