Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Começam os jogos e equipes já se destacam

Começam os jogos e equipes já se destacam

No primeiro dia de competições dos JIFs Nordeste 2016, as equipes mais preparadas das diversas modalidades já chamam a atenção dos técnicos e movimentam as torcidas dos Estados.
por publicado: 08/09/2016 08h48 última modificação: 09/09/2016 15h01

Nesta quarta-feira (07), primeiro dia de competições dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nordeste (JIFs 2016), várias equipes já começaram a se destacar nas diversas modalidades. No Basquetebol, as equipes femininas do IFCE e IFRN venceram as primeiras partidas. No masculino, as primeiras vitórias ficaram por conta do IFPI, IFPE e IFRN.

No futebol de campo, os cearenses surpreenderam o time paraibano e venceram o primeiro embate, juntamente com o IFBA e o IFPI. Os pernambucanos (IFPE) ficaram no empate com o time de Alagoas.

No Futsal, no Voleibol e no Handebol, tanto as equipes femininas quanto as masculinas fizeram várias partidas nesta quarta-feira (07).

Confira todos os resultados no Boletim JIFs_01 e no Boletim JIFs_02.

JIFs do Nordeste estão revolucionando o mercado

Nilton Mendes, coordenador de Educação Física do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas é servidor da Rede Federal desde 1987. Conhece a história dos JIFs desde a sua primeira versão.

Tecnico_03.jpgFoi o primeiro técnico entrevistado na sala de imprensa, montada pela Diretoria de Comunicação e Marketing da Reitoria, no piso superior do Ginásio de Esportes do Campus João Pessoa. Sua paixão pelo esporte começou cedo nos tempos memoráveis de estudante e atleta da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL).

Hoje, ele se considera um profissional dedicado á área de Educação Física, com incidência no atletismo embora atue também em outras áreas do esporte. Para o professor Nilton a cultura do esporte vem ganhando novos significados na Rede Federal. “A formação integral de técnicos e tecnólogos saudáveis para o mercado de trabalho é algo revolucionário”, afirmou destacando o papel dos IFs da Região Nordeste.

Nilton Mendes revelou sua admiração profissional pelo reitor do IFPB Nicácio Lopes ao falar sobre a coragem e a determinação do gestor paraibano em assumir a realização dos Jogos dos Institutos Federais da Paraíba, Região Nordeste (JIFs/Nordeste).

“Sabemos que a iniciativa e a ousadia do professor Nicácio foram pontos chaves para que esse evento acontecesse com essa dimensão”, afirmou Nilton ao ressaltar o lugar de destaque do esporte na vida cotidiana da comunidade acadêmica do IFPB.

O técnico alagoano reconheceu também que muitos profissionais de Educação Física estão chegando à Rede Federal e devem contribuir para que os alunos triunfem nos certames locais, regionais e nacionais a exemplo da estudante de edificações do IFAL, Lourinete Ariane.

Atleta_03.jpg“Essa estudante em 2015 foi campeã (1º lugar) e recordista no lançamento de dardo, nos jogos regionais, em Natal (RN) e no mesmo ano ficou em 2º lugar  no JIFs/Nacionais, ocorridos em Goiânia (GO). Lourinete Ariane está em João Pessoa participando dos jogos regionais e disse que no momento sonha mais uma vez quebrar seu próprio recorde que é de 24 metros.

• *Filipe Donner e Gustavo Rodrigues (Jornalistas)