Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Campus Princesa Isabel realiza Primeira Câmara de Extensão

Campus Princesa Isabel realiza Primeira Câmara de Extensão

O evento apresentou subsídios para intervenções pedagógicas que podem melhorar a vida da população sertaneja
por publicado: 15/09/2016 09h08 última modificação: 15/09/2016 09h08

A primeira Câmara de Extensão realizada nesta quarta-feira (14) pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB no Campus de Princesa Isabel, produziu subsídios pedagógicos para implementar as intervenções sociais, através da extensão acadêmica, para melhorar a qualidade de vida nas comunidades do Sertão da Paraíba. A avaliação foi feita pelo Diretor Geral do referido Campus, professor Reinouds Lima.

A câmara de extensão, que se constitui em um Fórum Social para subsidiar as ações que compõem a política de extensão do IFPB, foi conduzida pela Pró-Reitora Vania Medeiros, com o apoio de Rosalva Guedes, coordenadora adjunta do PRONATEC, que representou a professora Eudna Araújo, Diretora de Gestão das Atividades de Extensão (DGAE – Proexc).

O evento contou com uma expressiva participação de lideranças de entidades representativas dos agricultores da região, numa demonstração da principal vocação tecnológica do Campus de Princesa Isabel, que contempla as áreas da agricultura, agroecologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Também estiveram presentes ao Fórum Social, promovido pela Proexc, lideranças religiosas, coordenadores de Ongs, profissionais liberais, representantes da educação municipal e familiares de estudantes das áreas de gestão ambiental e edificações.

Após ouvir testemunhos de vida de vários agricultores da região valorizando a oportunidade de intervenção social representada pela presença do IFPB na região, a professora Vania Medeiros disse, emocionada, que o encontro com aquelas pessoas e a esperança que elas têm na educação servia para consolidar, ainda mais, as suas convicções de trabalhar pela educação pública com o objetivo de promover a transformação social das populações em situação de vulnerabilidades, identificando as suas potencialidades.

A câmara de extensão foi uma oportunidade para a população local debater, com servidores e estudantes do IFPB, as possibilidades de tornar a educação profissional acessível aos segmentos menos favorecidos das comunidades circunvizinhas ao Campus de Princesa Isabel.

As famílias reivindicaram intervenções no sentido de despertar o interesse dos jovens para com a educação profissional. Os próprios estudantes do IFPB alegaram que é preciso uma política de conscientização da juventude para a valorização desse nível educacional. Os jovens que residem na região têm como principal oportunidade de trabalho o corte da cana-de-açúcar no período de safra, sendo que muitos ainda migram para os grandes centros em busca de trabalho.

As famílias querem uma intervenção para garantir a permanência da juventude na sua comunidade e enxergam no Campus de Princesa Isabel uma oportunidade para manter a família unida através da educação profissional.

Uma líder comunitária da região disse que as famílias querem continuar morando no território onde nasceram, no entanto, os jovens não encontram trabalho na região sendo obrigados a deixar suas raízes em busca de sobrevivência em outros lugares. As religiosas da Congregação Carmelita, Terezinha e Francinalda, presentes ao evento, lamentaram que os jovens da região ainda não tenham descoberto a importância da educação profissional para estruturar suas vidas.

No final da reunião, a professora Vania Medeiros informou que ficou encaminhada a proposta de formação de um Núcleo Estudantil para atuar em projetos de comunicação, cidadania, trabalho e garantia de direitos, visando à conscientização da juventude local para ingressar na educação profissional. Também serão realizada ações integradas pelos servidores do IFPB e lideranças comunitárias para sensibilizar as Prefeituras Municipais para garantir o transporte público para os estudantes da zona rural de municípios circunvizinhos. Será formado um grupo de trabalho para elaborar um programa de Formação Inicial Continuada (FIC), considerando as vocações regionais, bem como outras ações que possam atrair os jovens e trabalhadores da região para integrarem o pleno funcionamento do Campus de Princesa Isabel.

A equipe da Proexc, em articulação com os servidores do Campus de Princesa Isabel, vai apoiar às ações de extensão em rede para intensificar o protagonismo da educação profissional no desenvolvimento regional.

-Crisvalter Medeiros, jornalista