Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > “Aplaudamos o Instituto Federal da Paraíba”

“Aplaudamos o Instituto Federal da Paraíba”

Reitor entrega comendas a entidades, estudantes, egressos e aposentados
por Ana Carolina publicado: 19/09/2016 11h22 última modificação: 01/09/2017 08h24

O IFPB comemorou os 107 anos de existência da instituição com muita emoção e deferência a quem contribuiu para o fortalecimento da educação profissional no estado. No auditório da Casa Coriolano de Medeiros, os presentes foram recebidos ao som do Quinteto de Cordas do Campus João Pessoa que acompanhou o estudante Mateus Vasconcelos durante a execução do Hino Nacional.

A mesa presidida pelo reitor Nicácio Lopes foi composta com o professor do IFPB, atual secretário de Estado, representante do Governo da Paraíba, João Azevedo, o presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti, o pró-reitor de Cultura da UEPB, Francisco Pereira, e o doutor honoris causa do Instituto, Itapuan Botto Targino. O pró-reitor de Extensão da UFPB, Orlando Villar, também esteve presente.

Após um vídeo do tempo da ETFPB que evocou lembranças dos servidores, iniciou a entrega de troféus comemorativos. As entidades parceiras homenageadas foram a Cagepa, com o presidente Marcus Vinicius Fernandes Neves, ex-aluno da ETFPB; a Energisa, cujo prêmio foi recebido por Alana Ferreira; o Sinduscon, representado por Raimundo Gilson Vieira Frade, e a TV Itararé, fundada por Dalton Roberto Benevides Gadelha, cuja equipe fez a cobertura do evento.

Os egressos da antiga Escola Técnica Federal, José Nivaldo Barbosa de Sousa, coronel Júlio Cézar de Oliveira e João Alves Casado também receberam o troféu, junto com o ex-aluno da então Escola Industrial, Francisco de Assis de Albuquerque Silva, e a ex-aluna do Cefet/PB, Nathalia Virgínia de Almeida Barboza. A estudante do Campus Picuí, Jeane Cristina Dantas Alves, medalhista de atletismo, recebeu o troféu 107 anos também.

Os aposentados agraciados com o troféu foram: João Jordão Sobrinho, João Batista Lobo Neto, Sônia Maria Gabínio de Carvalho Santos, Ricardo Franklin Cavalcanti Sobral, Marlene Lino da Silva Costa, Elias Carneiro Silva. O ex-diretor da antiga Escola Agrotécnica de Sousa, Francisco Tomaz de Oliveira, foi o gestor homenageado.

A medalha Coriolano de Medeiros foi direcionada à ex-professora e escritora Ângela Bezerra de Castro, representada pelo jornalista Gonzaga Rodrigues; e ao ex-diretor do Cefet/PB, Almiro de Sá Ferreira, atual assessor especial do IFPB e citado pelo reitor Nicácio como seu exemplo de gestor público.

Nicácio Lopes iniciou o discurso nomeando todos os pró-reitores e diretores das 21 unidades do IFPB, traçando um perfil de cada campus. “Formamos, além das virtudes do tecnicismo, promotores de uma nova ordem social para mudar o país”, declarou, lembrando que a rede federal tem 41 instituições com 800 mil estudantes, ofertando desde curso técnico de nível médio até a pós.

Ele lembrou que o compromisso de transformar as vidas da parcela mais humilde da população brasileira continua de pé, pois 77% dos estudantes têm renda familiar de até um salário mínimo e meio. O professor Nicácio evocou os mais de 2.000 servidores a amarem a instituição: “aplaudamos o Instituto Federal da Paraíba, nossa eterna Escola”.

Depois da solenidade, que também teve discurso do professor Damião Ramos sobre o livro de Coriolano de Medeiros, todos os presentes conheceram outros lançamentos da Editora do IFPB no Hall da Reitoria. A festa foi encerrada com um coquetel e apresentação da Banda MP5 regida pelo docente do Campus JP, Draylton Siqueira.

Na próxima edição impressa do Jornal do IFPB, teremos mais detalhes sobre a festividade. Confira fotos na página do IFPB Oficial no Facebook, e em breve o vídeo da TV IFPB.

Texto: Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB

Fotos: Pablo França / programador visual do IFPB