Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Tecnologias sociais alternativas e futuristas na extensão do IFPB

Tecnologias sociais alternativas e futuristas na extensão do IFPB

Servidores do IFRR ficam impactados com o modelo de extensão do IFPB
publicado: 15/08/2016 09h44 última modificação: 15/08/2016 09h44

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB realizou um “pool” de atividades acadêmicas envolvendo ensino, pesquisa e extensão como encerramento da semana de intercâmbio técnico, cientifico e cultural com os servidores do IFRR- Instituto Federal de Roraima. O evento aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), na quinta e sexta-feira da semana passada (11/12).

A equipe do IFRR passou uma semana conhecendo as experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com o objetivo de subsidiar as ações da gestão administrativa que está se iniciando no referido instituto de Roraima.

Na quinta-feira (11), os servidores do IFRR conheceram as experiências da área de políticas de egressos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Na sexta-feira, pela manhã, a Pró-Reitoria de Ensino apresentou sua política de estágios e a Pró-Reitoria de Extensão mostrou os projetos editoriais das Revistas Práxis e Rede Rizoma: ação reflexão.

Tecnologias sociais

No período da tarde, o professor Fechine Borges, diretor de ensino do Campus Santa Rita, conseguiu fazer uma pausa nas suas atividades de pesquisa e extensão para realizar uma demonstração dos trabalhos no Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais (NDTS), do IFPB, que integra a Rede Rizoma.

O professor Fechine Borges tem realizado várias oficinas de tecnologias sociais nos diversos Campi do IFPB. Além de pesquisador do CNPq, ele também é um ativista dos processos tecnológicos inovadores para produção de energias renováveis e alternativas.

Na reunião, foram expostos os protótipos de desinfeção de água, forno, aquecedor e fogão solares, bombas d’água alternativas, além de equipamentos de produção de energia eólica e solar, a maioria em parceria com o Serta, uma escola técnica alternativa, situada no Estado de Pernambuco, que desenvolve projetos educacionais para o desenvolvimento do semiárido nordestino.

Também foi apresentada a parceria que vem sendo realizada com o Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis (Lets), coordenado pelo zootecnista Flávio de Melo Luna, em João Pessoa.

Escola de arquitetura inteligente

O ponto alto da palestra, promovida pela Proexc, foi a apresentação do projeto da “School research project”, que será desenvolvido no Brasil pela Noosfera projetos especiais. O representante da empresa, arquiteto José Wagner Garcia, está desenvolvendo uma pesquisa em diversos biomas brasileiros com o objetivo de construir uma escola com arquitetura inteligente.

O projeto desenvolve estudos com crianças com o objetivo de captar, através da sensibilidade cognitiva, os aspectos que seriam mais produtivos para se construir uma estrutura arquitetônica com membranas inteligentes que se moldariam às variáveis climáticas do ambiente.

O referido projeto, de características totalmente futuristas, poderá integrar uma parceria com o NDTS, do Campus Santa Rita – IFPB e a Escola Serta-PE., visando a construção de uma escola com arquitetura inteligente para o seminário nordestino. A proposta arquitetônica seria adaptada a um protótipo de construção alternativa com tecnologia geodésica desenvolvida pelo Serta.

Segundo o professor Fechine Borges, as ações experimentais são muito atrativas para os alunos mantendo-os na instituição, além de produzir condições para o tratamento dos problemas reais das comunidades com baixo custo.

No encerramento da reunião, a Coordenadora de Projetos e Programas da Pró-Reitoria de Extensão do IFRR, Ivânia Carvalho, analisando o modelo de extensão desenvolvido no IFPB, disse que “é um modelo inédito que além de envolver a comunidade externa, estimula a participação de alunos e servidores da instituição e deveria ser adotado em todo o território nacional”.