Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Sousa recebe última etapa classificatória dos Jogos Intercampi

Sousa recebe última etapa classificatória dos Jogos Intercampi

Equipes de cinco campi disputam, até o dia 14, vagas na final
por Clébio Melo publicado: 12/08/2016 19h45 última modificação: 15/08/2016 16h03
Exibir carrossel de imagens Estudantes atletas cantam o Hino Nacional.

Estudantes atletas cantam o Hino Nacional.

A unidade São Gonçalo do Campus Sousa recebeu, nesta sexta-feira (12), equipes representando outros quatro campi do IFPB. Até o domingo (14), elas disputarão com os anfitriões vagas na final da primeira edição dos Jogos Intercampi do Instituto. Ao todo, mas de cem estudantes atletas participam da Etapa Sertão em várias modalidades de esporte.

Pela manhã, o ginásio poliesportivo ficou com as arquibancadas lotadas para a cerimônia de abertura. Uma a uma, as delegações foram chamadas para desfilar na quadra, fazendo com que as dezenas de espectadores conhecessem os principais responsáveis pelo evento. As boas-vindas vieram em tom de lição: "Os jogos têm o objetivo de ampliar e desenvolver o intercâmbio socioesportivo entre os alunos do Instituto, auxiliando na formação e exercício da cidadania ", lembrou o professor e membro da coordenação da Etapa Sertão, Fábio Maciel.

Durante toda a cerimônia, a Banda Marcial do Campus Sousa fez apresentações de variados estilos de música e executou o Hino Nacional Brasileiro, antecedendo o juramento dos atletas. Liderança que coube ao estudante Aramis Lins Neto. Em seguida, autoridades se revezaram para falar da importância do esporte e dos Jogos para o desenvolvimento dos jovens.  O diretor-geral do Campus Sousa, Eliezer da Cunha Siqueira, começou as palavras com  tom de saudosismo aos participantes: "É uma alegria imensa esse momento marcante. Em cada um de vocês, a gente recorda também que fomos, há algum tempo atrás, atletas estudantes."

"Esse é um caminho para nós promovermos o esporte e precisamos de vocês para nos representar". O incentivo veio do coordenador do curso superior de Educação Física do Campus, Richardson Marinheiro. Já o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo, agradeceu a ajuda de quem tanto se empenhou para tirar a ideia da competição do papel. "A realização de um evento que consegue envolver e integrar estudantes de diversos municípios do estado da Paraíba não tem preço", enfatizou.

Antes do pontapé inicial para as primeiras partidas do dia, o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, fez questão de destacar que os Jogos Intercampi entrarão no calendário de eventos do Instituto para que possa crescer nas próximas edições. "Os Jogos, a partir de agora, são uma prioridade na nossa administração. Nós estaremos promovendo esse evento todos os anos", garantiu.

A 3ª etapa reúne times dos campi Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga e Princesa Isabel. As disputas terminam com o conhecimento das equipes que vão jogar as finais, em Campina Grande, entre os dias 26 e 28 de agosto.

A iniciativa de juntar os estudantes em competição esportiva foi uma ação inédita, capitaneada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e pelo recém-criado Núcleo de Educação Física, que têm a frente os professores Manoel Macedo e Sílvio Romero, respectivamente.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa