Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > PSCT 2016 2: Confira o resultado final. Pré-matrícula foi prorrogada até sexta, dia 12

Conheça os estudantes selecionados para 350 vagas em cursos técnicos subsequentes de sete campi. Aprovado deve entregar documento no campus
publicado: 04/08/2016 17h27 última modificação: 17/07/2017 18h14

O resultado final do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2016.2), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que ofertou 350 vagas no ensino técnico subsequente, foi divulgado nessa quinta, 4 de agosto. Acesse no Portal do Estudante a lista final dos aprovados para os campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Picuí, Esperança, Patos e Mangabeira (bairro da Capital).

O PSCT 2016.2 especial ofertou vagas para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário. A seleção foi organizada pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), em um processo piloto definido pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), através da Diretoria de Educação Profissional. Isso porque o processo trouxe mudanças como a gratuidade da taxa e a seleção pela nota do Ensino Médio, que foi analisada pelo Histórico Escolar ou pelo boletim do Enem.

A PRE já prorrogou a pré-matrícula até 12 de agosto, no campus do candidato. A pré-matrícula será presencial, podendo ser realizada por um procurador legal do candidato. Quem ingressou através das cotas, precisa apresentar a documentação comprobatória de que se encaixa nessa condição. Tudo é descrito no Edital acessível nesse link. O candidato deve aguardar o edital de confirmação de matrícula no dia 19 de agosto e o prazo para recursos. O calendário acadêmico é divulgado por cada campus.

É preciso entregar cópias autenticadas (ou apresentar originais e deixar cópias) de foto 3X4; Certidão de Nascimento (ou Casamento); RG, CPF; Cartão do SUS; Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. Para quem tem mais de 18 anos, cópia de Título Eleitoral e comprovante de quitação eleitoral. Homens com mais de 18 anos devem apresentar Certificado de Alistamento Militar ou Dispensa de Incorporação.

O IFPB reserva metade das vagas para quem é egresso da escola pública. Nesse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Ainda dentro desse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Para a seleção das vagas de 2017, o IFPB pretende deixar de cobrar a taxa de inscrição e abolir a prova, adotando a seleção com base nas notas do Ensino Médio ou Fundamental, dependendo da modalidade de ensino, subsequente ou integrado. A previsão é divulgar o edital ainda no fim do mês e iniciar a inscrição em outubro.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Editada devido à alteração no cronograma do Edital