Noticia
Expotec 2016 começa nesta quinta (25)
O Instituto Federal da Paraíba estará participando da 2ª edição da Expotec 2016, a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Centro de Convenções, em João Pessoa, reunindo milhares de pessoas.
A feira de inovação e tecnologia promete reunir talentos, capacidades e experiências pela evolução. Em três dias, serão realizados eventos simultâneos e feira de exposição, unindo pessoas interessadas em inclusão digital, software livre, web, educação, cultura pop, desenvolvimento e robótica. A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).
O IFPB disponibilizará um estande, com uma mostra tecnológica, e ministrará palestras e oficinas sobre diversos temas nos turnos da manhã, tarde e noite. Veja aqui a programação das palestras e oficinas do IFPB. Acesse aqui a programação completa. Professores do IFPB organizaram as mostras de pôsteres e de artigos, bem como maratonas de programação computacional. Estudantes e egressos irão participar na competição de robótica e atividades de cultura pop.
No eixo educação serão apresentados trabalhos de estudantes dos cursos de Sistemas para Internet, Redes de Computadores e Engenharia Elétrica do campus João Pessoa. Toda a lista de trabalhos avaliados e aceitos pelo comitê do programa pode ser acessada neste link.
Veja aqui a lista de artigos dos alunos. A apresentação será na quinta (25) às 16h. Além disso, haverá uma sessão de apresentação de ferramentas. A avaliação será in loco e a melhor ferramenta será premiada durante o evento.
O objetivo é mostrar ao público o que as instituições de ensino estão desenvolvendo para promover a construção e utilização de tecnologias, aliando a educação à inovação e novas possibilidades de aprendizado.
As atividades da feira acontecem no horário das 09h às 19h. Mais de 80 estandes de empresas e instituições estarão disponíveis ao público participante que terá acesso gratuito a essa parte. Para as demais atividades (palestras, oficinas, competições e desfiles) é necessária inscrição prévia. Para os alunos oriundos de escolas públicas, a inscrição é gratuita. Confira o site do evento.
ExpoHab – A Expotec contará com exposição de ideias para habitação consciente. Mais de 30 projetos foram selecionados nas categorias de Estudante, Inventor, Profissional e Pesquisador. Na categoria estudante, o "Kit móvel fotovoltaico para aplicação no meio rural" foi o único selecionado e foi desenvolvido pelo grupo de alunos do IFPB, Laerte Bernardo, Eloisa Conceição Caratéu e Talita Kelly Oliveira de Amorim.
Professores do IFPB foram selecionados na categoria pesquisador: Francisco Fechine, com o projeto "UVTRON-PB: Filtro para desinfecção de água por luz ultravioleta", e Vamberto Monteiro da Silva, com "Incorporação do resíduo cerâmico, gerado pela quebra de blocos cerâmicos, na produção de tijolos maciços de solo-cimento aplicado na execução de alvenarias sem fins estruturais", ao lado do estudante Leonardo do Nascimento Dias. Na categoria profissional, a professora Claudiana Leal foi selecionada o projeto “A primeira casa sustentável da Paraíba”. Os projetos foram desenvolvidos com parceria de outros profissionais. Na categoria inventor, o professor Fechine também teve outro trabalho aprovado: "TECA: Torneira eletrônica Econômica", feito em parceria com Flávio Melo.
Facilidade de locomoção
Nesta segunda edição da EXPOTEC a organização vai disponibilizar dois ônibus que passarão pela orla do Cabo Branco, a cada trinta minutos em direção ao Centro de Convenções. O benefício é de graça para todos os inscritos no evento. Veja o itinerário abaixo para saber onde pegar o "busão".
- Saindo às 08:00 do Busto de Tamandaré (seja pontual)
- Parando no Hotel Skyler
- Parando no Hotel Cabo Branco Atlântico
- Seguindo direto para a EXPOTEC
No primeiro dia será necessário apresentar o Comprovante de Inscrição que está disponível na área do participante no site da EXPOTEC (para entrar click aqui http://www.expotec.org.br/login.html) Imprima e garanta sua vaga! No segundo e terceiro dia o crachá do evento são sua passagem.
*Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB