Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > PROEXC planeja Iº Fórum Cultural

Noticia

PROEXC planeja Iº Fórum Cultural

Evento discutira demandas dos artesões e do IFPB, no campo da cultura popular
publicado: 26/07/2016 09h03 última modificação: 29/07/2016 16h29

Dando continuidade as atividades de estruturação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc), a equipe gestora do órgão realizou, nesta segunda-feira (25), uma reunião com os integrantes das entidades representativas dos artesãos paraibanos.

A reunião, que teve caráter aproximativo entre a Proexc e o segmento dos produtores de artesanato na Paraíba, foi também um momento formativo para os servidores do IFPB. Participaram da referida reunião, representando o segmento dos artesãos paraibanos, o integrante da Federação das Associações de Cooperativas dos Artesãos da Paraíba-Fasart, Chico Ribeiro; e a consultora na área, Sandra Mori, ligada ao Nedet – Núcleo de Extensão e Desenvolvimento no Território, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Como resultado da referida reunião, ficou decidida a realização de outro encontro no dia 16 de agosto, a partir das nove horas, para apresentação de uma proposta de programação do Primeiro Fórum Cultural do IFPB, a ser realizado em Campina Grande, no dia 19 de outubro de 2016.

Segundo o artesão Chico Ribeiro, o IFPB está promovendo uma excelente oportunidade de diálogo entre os artesãos e os organismos promotores de políticas públicas na Paraíba. “Apesar desse segmento representar a cultura da Paraíba, ainda permanece invisível”, assinalou o artesão.

Para os representantes dos artesãos, a aproximação com a educação profissional e tecnológica é, também, uma oportunidade de formação para que eles possam conhecer melhor os trâmites que envolvem as transações mercadológicas, a realização de atividades gestoras, bem como a própria política pública da área. “As ações que venham resultar dessa aproximação deverão empoderar o segmento”, afirmou Sandra Mori.

O apoio logístico envolvendo aspectos mercadológicos e organizacional na produção artesanal deverá resultar no protagonismo dos artesões em termos de políticas de apoio técnico e cultural na área, “o que é uma forte demanda do segmento”, assinalou Chico.

A Professora Rosa Samara, que representou o segmento dos arte-educadores do IFPB, na reunião, enfatizou a importância do desenvolvimento de atividades que tratem do tema do artesanato  em sala de aula, como mediação para  ministrar conteúdos disciplinares. “O artesanato como identidade cultural interessa muito aos estudantes”, destacou.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Vania Medeiros, afirmou que a aproximação entre servidores da instituição e o segmento dos artesãos paraibanos é uma grande oportunidade de aprendizagem e troca de experiência. “Os artesãos são os principais representantes da cultura popular; portanto, esse relacionamento é imprescindível em quaisquer iniciativas visando promover mediações entre a cultura e a educação”, enfatizou ela.

A diretora de gestão das atividades culturais do IFPB, professora Eudna Araújo, que também participou da reunião, vai mediar  articulações internas entre os segmentos do IFPB, que tenham algum envolvimento com essas atividades culturais e queiram se inserir no processo.

 

Crisvalter Medeiros, jornalista

registrado em: