Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > PROEXC apoia projeto da Cisco Networking Academy

Noticia

PROEXC apoia projeto da Cisco Networking Academy

Projeto visa promover capacitações na área de informática nos campi do IFPB
por publicado: 21/07/2016 10h00 última modificação: 21/07/2016 10h00

Os professores do IFPB que são instrutores da Cisco Networking Academy discutiram, na manhã desta quarta-feira (20), com a equipe gestora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), diversas possibilidades para a sistematização das atividades de extensão da referida entidade na Instituição.

O IFPB dispõe, atualmente, de quatro academias Cisco, que são escolas de capacitação na área de informática, desenvolvidas nos Campi de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Monteiro, com 10 servidores instrutores. Segundo o professor Leandro de Almeida, do Campus João Pessoa, as capacitações ministradas na Instituição integram o programa de Educação e Responsabilidade Social, da referida academia. O projeto está sendo desenvolvido em vários países do mundo, com o objetivo de promover a inclusão digital.

Na reunião, a professora Vania Medeiros lembrou os programas pioneiros na área de inclusão digital desenvolvidos na extensão do IFPB, a exemplo do Casa Brasil e do Programa de Inclusão Digital, mais recentemente. A equipe gestora da Proexc entende que a proposta da inclusão digital da área de Educação e responsabilidade social da Cisco está em conformidade com as linhas da extensão do IFPB.

Após uma intensa discussão, envolvendo todas as possibilidades de parceria com a Cisco Academia, ficou proposto a composição e a institucionalização de um organismo com formação em rede e de caráter multicampi para promover ações de extensão na área de informática, além da implantação de um Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Com as iniciativas os instrutores pretendem inserir as novas tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da instituição, bem como promover cursos de formação inicial e continuada nessa área para outras instituições, incluindo o setor produtivo empresarial.

Ficou acertada uma próxima reunião, quando já serão apresentadas minutas dos projetos dos instrutores da Cisco, no IFPB. Participaram da reunião, os professores Leandro de Almeida, Campus João Pessoa, Marcelo Portela e Cláudia Brandão, Campus Campina Grande; a Pró-Reitora Vania Medeiros, e as diretoras da extensão, professoras Maiara Melo e Eudna Araújo Barbosa.

Os interessados em compor esta rede multicampi deverão fazer contato com os protagonistas da experiência, os professores Leandro e Portela, através dos e-mails leandro.almeida@ifpb.edu.br e marcelo.sousa@ifpb.edu.br .

 

Crisvalter Medeiros, jornalista

registrado em: