Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > IFPB se reúne com consultor em planejamento do Conif

IFPB se reúne com consultor em planejamento do Conif

Peter Dostler está construindo, com a participação de todos os institutos, o planejamento estratégico do Conif
por Patrícia Nogueira publicado: 28/07/2016 13h31 última modificação: 28/07/2016 13h31

Com o objetivo de construir o seu planejamento estratégico, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vem realizando visitas sistemáticas aos Institutos Federais de todo país. Na região Nordeste, já foram visitadas três instituições. Em todo país o IFPB é o 18º instituto a ser ouvido.

A reunião foi realizada no auditório da reitoria e contou com a participação de pró-reitores e diretores sistêmicos, acompanhados do Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, do Reitor do IFMA e diretor financeiro do Conif, Roberto Brandão e do Consultor Peter Dostler, responsável por construir o planejamento estratégico do Conselho.

“O planejamento estratégico é uma questão vital para o Conif, em função da atual situação de turbulência política que o país vem atravessando e em função da necessidade de reposicionar a rede federal e o ensino profissional e tecnológico, mostrando o seu valor a toda sociedade”, afirmou o consultor Peter Dostler, que é diretor executivo da Steinbeis Brasil.

Durante a reunião foram ouvidas opiniões dos participantes sobre a missão, visão e desafios do órgão para o futuro, com o objetivo de identificar como o Conif é percebido pelos gestores de cada instituto. Durante o turno da tarde será feita uma entrevista individual com o reitor Nicácio Lopes.

“A construção desse diagnóstico é a primeira etapa do planejamento estratégico. Nós já fizemos uma análise estratégica, levantando os pontos fortes e fracos das ameaças do Conif e uma análise pestal dos fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais”, afirmou Peter.

Também será construído um mapa estratégico e definidos indicadores para medir o alcance e objetivos. “A cada indicador vamos estabelecer metas de onde queremos chegar. E por fim,  será elaborada uma lista de projetos que é a forma de como esgotar as ações que possam elevar o Conif a um outro nível.”, disse Peter.

De acordo com o professor Marcelo Brandão, em setembro, no evento da Reditec e WFCP, a previsão é de que seja entregue os primeiros resultados do planejamento estratégico baseado no que vem sendo diagnosticado nas visitas aos Institutos Federais. “Em dezembro receberemos da empresa e entregaremos a comunidade do Conif o produto do que vem a ser o planejamento estratégico. E em 2017 pretendemos começar a execução”, afirmou Marcelo Brandão.

Percorrer todos os 41 institutos que compõem o Conif é um dos principais desafios do Planejamento Estratégico. “Estamos procurando conhecer as particularidades de cada IF, para ter uma diagnóstico da rede. A partir desse diagnóstico teremos um planejamento mais voltado para as nossas necessidades e para os problemas identificados pela rede. É um grande desafio.”, disse Brandão.

Para o reitor do IFPB Nicácio Lopes esse é um momento histórico e importante para o Conif. “Precisamos possibilitar uma percepção clara da identidade do Conif e precisamos fazer com que o Conif se aproxime da comunidade e de fato seja um representante que tenha legitimação. Isso só poderá ser feito a partir do momento em que os representados se sintam reconhecidos. Então esse momento de valorização e diálogo com a comunidade gestora dos institutos é muito importante, tornando-os protagonistas e partícipes da ação”, enfatizou.