Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Egressas do Mulheres Mil participam da Brasil Mostra Brasil

Noticia

Egressas do Mulheres Mil participam da Brasil Mostra Brasil

Artesãs de Pedras de Fogo e da região de Guarabira são assessoradas pela Incutes da Proexc
publicado: 27/07/2016 18h30 última modificação: 28/07/2016 12h39

Dois grupos produtivos de estudantes egressas dos cursos do Pronatec e Mulheres Mil, que estão sendo assessoradas pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do IFPB (Incutes), ligada à Proexc, estão participando da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A participação no evento realizado no Centro de Convenções da capital mostra uma etapa de amadurecimento no caminho profissional que se iniciou com os cursos de capacitação ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego com turmas exclusivas do Mulheres Mil. É o que comemora uma das coordenadoras da Incutes, Josy Batista.  

O Grupo Águias de Pedras de Fogo foi formado a partir do Curso de Corte e Costura, ofertado em 2014. A turma iniciou quando o IFPB em Pedras de Fogo ainda era uma unidade da coordenação do Pronatec no Campus João Pessoa. As atividades aconteceram em parceria com a Prefeitura de Pedras de Fogo. As mulheres confeccionam bolsas reutilizando banners e trabalham na perspectiva da Economia Solidária.

“Elas também se apresentaram no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ocorrido em Recife/PE, em maio de 2015, obtendo grande êxito na divulgação e comercialização do produto”, relembra Josy que trabalha na Incutes ao lado de Valéria Guimarães. Além da reutilização de material de banners, o grupo vem inserindo na sua produção o tecido, couro e algodão cru.

O Grupo Artecabaça foi formado por residentes do Sítio Caboclo e Pedra Grande, comunidades rurais que foram atendidas pela coordenação do Pronatec no Campus Guarabira do IFPB com curso de Formação Inicial e Continuada. “Ele surge na busca de resgatar a cultura da cabaça, que apesar do grande valor cultural e histórico para a região, atualmente, encontra-se com muitas espécies em extinção”, frisa Josy. As mulheres procuram inserir novas formas de utilização para a cabaça, estimulando o plantio e o uso a partir do artesanato.

Esse dois grupos integram o projeto “Trabalho e renda – investindo na formação e no fortalecimento de empreendimentos solidários”, financiado pelo CNPq desde dezembro. O projeto é uma parceria da Incutes com o Núcleo de Estudos e Aplicação de Economia Solidária e outras Tecnologias Sociais (Neestec), o Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (Nucaes) do Campus Guarabira, além do Pronatec/Mulheres Mil e a Fundação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec). Para quem conhecer o trabalho das mulheres assessoradas pela Incutes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a Feira Brasil Mostra Brasil funciona das 15h às 22h e vai até dia 31 de julho.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB