Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Política de Assistência Estudantil do IFPB passará por reformulação

Política de Assistência Estudantil do IFPB passará por reformulação

A reunião dos assistentes sociais contará com a presença da PRA, DGEP, DTI
por publicado: 02/05/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 17h26

Com o objetivo de debater temas ligados à política de assistência estudantil, estão reunidos nesta segunda-feira (02) e terça-feira (03) cerca de 25 assistentes sociais dos campi e da reitoria do IFPB.

Na pauta estão sendo tratados temas como o orçamento da assistência estudantil para 2016; o assistente social e a política de gestão de pessoas do IFPB; elaboração de carta com as demandas e posicionamentos da categoria em relação à conjuntura atual dos assistentes sociais no IFPB; módulo de atividades estudantis no SUAP; revisão de documentos internos .

Um dos pontos importantes a serem debatidos durante a reunião é a reformulação da política de assistência estudantil do IFPB, nesta terça-feira, quando também serão indicados os  nomes que irão compor a comissão que executará a reformulação.

Para o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, esse é um momento primordial e que causará grande impacto na vida dos estudantes, “ensejando a participação efetiva dos assistentes sociais que deverão ter voz ativa”, disse. O reitor Nicácio conclamou o engajamento e o protagonismo dos profissionais nesse processo e afirmou que em todos os campi as políticas estudantis devem ser uníssonas e uniformes.

“Esse encontro tem um simbolismo muito forte, pois promove a reflexão e contribui para uniformizar e sistematizar de forma homogênea as políticas de assistência estudantil”, disse o o reitor.

Durante a abertura do encontro, o Pró-reitor de Assistência Estudantil, Manoel Macedo, lembrou que a pró-reitoria está completando três meses de existência e falou dos desafios a serem enfrentados para garantir a inclusão dos estudantes do IFPB. “Temos que despertar novas mentalidades. Conseguir o pleno envolvimento de todos os servidores que lidam com as políticas de assistência estudantil e com os estudantes de forma geral. Só com esse compromisso poderemos cumprir nosso papel”, disse o professor Macedo.

A Pró-reitora de Ensino, Mary Roberta, lembrou que a instituição passa por um processo de recredenciamento por parte do Inep e que este é um momento oportuno para reconstruir a política de assistência estudantil e fazer com que todos os alunos a conheçam.

A reunião dos assistentes sociais contará com a presença da PRA, DGEP, DTI. A iniciativa partiu da PRAE, encabeçada pelo pró-reitor Manoel Macedo e que tem sua equipe formada pelos servidores: Ana Carolina Simões (assistente do pró-reitor), Suelânio Viegas (diretor de planejamento e gestão das políticas estudantis), Alan Patric (coordenador de apoio às demandas estudantis), Gillyane Lyndsay (coordenadora de assistência estudantil), Ionara Nóbrega (assistente social), Larissa Cossetti (coordenadora de ações inclusivas) e Tarciana Mirella (assistente administrativo).

*Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB