Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 03 > Líder estudantil avalia criação da PRAE

Líder estudantil avalia criação da PRAE

O líder dos estudantes dos cursos técnicos do IFPB ressaltou que vive um momento singular de sua militância política no movimento estudantil.
por publicado: 09/03/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 17h30

Era quase meia noite dessa terça-feira, dia 08, quando encontrei Wéverton Correia, navegando nas redes sociais. Ele acumula os cargos de presidente da Associação Estudantil de Grêmios Técnicos Assegt/IFPB e presidente do Grêmio Técnico 10 de Outubro.

Fiz uma intervenção e ele gentilmente aceitou teclar comigo durante 45 minutos pra falar sobre um dos últimos atos da reforma administrativa do reitor Nicácio Lopes que incluiu a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Tal iniciativa, segundo Wéverton, laureou o movimento estudantil e colocou o IFPB na vanguarda das instituições brasileiras de ensino que mantém canais abertos de diálogo permanente com os estudantes.

“Temos o orgulho de dizer que nós unimos os estudantes e concentramos esforços para que hoje a PRAE estivesse instituída. Sairemos do Instituto, mas o órgão ficará como fruto da nossa luta para os estudantes que virão”, revelou o líder estudantil ao informar que manteve agenda na semana passada com o novo pró-reitor Manoel Macedo, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Wéverton é bom de papo. Tem raciocínio rápido e digita com facilidade, à medida que vai organizando suas ideias e oferecendo repostas para nossas perguntas.

Ele classificou a escolha do pró-reitor Manoel Macedo como assertiva, pois o gestor reúne credibilidade e uma história de luta política associada ao movimento estudantil, a partir de uma militância política sindical assaz.

“Creio que a escolha do professor Macedo foi brilhante, tendo em vista a pessoa que ele é e que sempre foi, desde os tempos em que contribuiu com a criação do Grêmio Estudantil de Picuí, até recentemente, quando nos ajudou na fundação da Associação”, afirmou o líder estudantil.

Wéverton espera que de fato, a PRAE cumpra com o seu dever de atender prontamente aos estudantes. “Que os novos estudantes possam chegar ao Instituto e saber que têm uma Pró-Reitoria que é deles. Com a qual eles podem contar. Que ela não fique apenas na teoria, na burocracia cotidiana, mas que atenda aos interesses de nossa classe Estudantil”, sugeriu.

No primeiro diálogo com o pró-reitor Macedo, Wéverton, que esteve acompanhado do vice-presidente do Gêmio 10 de Outubro e tesoureiro da Assegt, Hortêncio Duarte, no Gabinete da PRAE  dissecaram uma pauta com questões pontuais referentes à Associação Estudantil de Grêmios Técnicos.

“Foi um tempo muito proveitoso. Falamos sobre a necessidade de viagens para o Sertão, a fim de conhecer as necessidades dos estudantes e suas potencialidades para o movimento estudantil do IFPB”, avaliou.

Segundo Wéverton, a PRAE garantiu que vai aproximar o contato da liderança estudantil com os campi em implantação. “Professor Macedo antecipou também algumas informações básicas acerca da assistência Estudantil”, complementou Wéverton.

O líder dos estudantes dos cursos técnicos do IFPB ressaltou que vive um momento singular de sua militância política no movimento estudantil e destacou que a Associação que ele preside, fundada no período da greve dos servidores, conta com filiações espontâneas nos campi João Pessoa, Cabedelo, Picuí, Monteiro, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. “Isto vem ocorrendo desde a fundação da nossa entidade em 6 de novembro de 2015”, finalizou.

·  Filipe Donner – Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB