Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2021 > 05 > Estudantes de ADS conquistam espaço na Indústria de Software

Estudantes de ADS conquistam espaço na Indústria de Software

Como estudantes do curso de ADS vêm conquistando espaço no mercado de tecnologia.
por publicado: 29/05/2021 22h40 última modificação: 30/05/2021 21h53

A máxima sobre a área de informática possuir muitas vagas e poucos profissionais qualificados nunca foi tão verdadeira. Entretanto, a falta de qualidade na formação técnica não é um problema para os estudantes do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPB – Campus Monteiro, conforme afirma, por exemplo, Ana Isabelly Silva Leite, recrutadora da unidade da Stefanini, na cidade de Campina Grande: “- ADS do IFPB Monteiro tem ótimas referências. Faço propaganda de vocês, porque sei que os alunos são bons mesmo!”; ou, como relatado pelo estudante Luan Miranda, que ouviu de um recrutador que “- Nunca tinha visto tanta qualidade em um curso como no IFPB”. Ainda segundo o estudante, que está no último ano de curso, “Estou podendo escolher para onde vou. Saio do IF com a certeza de que fui bem formado, porque aqui existem ótimos profissionais que amam o que fazem”.

Essa qualidade ficou bastante evidente quando 20 estudantes, concluintes em 2021, reunidos com a coordenação do curso foi constatado que 13 deles estavam trabalhando ou estagiando na área de desenvolvimento de software. Uma semana depois, mais 2 estudantes foram selecionados para programas de estágio. Em uma consulta aos estudantes dos demais períodos outros quatro também foram contratados como estagiários. João Pessoa, Campina Grande, Recife e até Belo Horizonte e Porto Alegre, são algumas das cidades onde estão situadas as empresas onde atuam os estudantes do último ano do CST em ADS.

Embora esses resultados sejam animadores para todos que fazem parte do curso, na verdade eles não são novidade. Um estudo realizado por uma estudante egressa, Tamires Siqueira Rocha, apontou que 80% dos estudantes formados pelo curso continuam atuando na área de TI e mais da metade dos egressos que trabalham conseguiram o primeiro emprego ainda no curso. Entretanto, um ponto curioso é que o mesmo estudo revela que foi necessário que os estudantes (à época) deixassem seus munícipios de origem, a fim de conquistar essa primeira oportunidade, fato este que não se repete com os estudantes atuais.

Por conta da revolução que a pandemia da COVID-19 desencadeou no setor de TIpraticamente todos esses 15 estudantes estão trabalhando de forma remota, tanto os estagiários quanto os efetivos. Esse cenário tende a se manter no pós-pandemia, devido a economia desencadeada pelo trabalho home office (redução de custos fixos como aluguel, energia, água, manutenção predial, etc.). “Uma pesquisa da plataforma de freelancers Workana mostra, pela perspectiva dos gestores de empresas, que 16,1% dos líderes vão olhar mais para as habilidades dos funcionários, independentemente de onde ele mora. A pesquisa também mostra que 84,2% dos gestores pretendem promover algum formato de trabalho remoto no pós-pandemia". Essa perspectiva favorece os estudantes do curso, visto que reduz os custos e riscos relacionados a migração para outros domicílios.

A maioria dos estudantes relata ter tomado conhecimento sobre a vaga onde estão trabalhando através do grupo de e-mails do curso de ADS. Um canal de comunicação oficial, onde professores e estudantes egressos costumam compartilhar oportunidades de emprego, estágio e cursos complementares. Outros também apontaram que foram indicados por estudantes egressos, o que reforça um dos grandes benefícios de fazer um Curso Superior presencial: networking. A universidade é um momento para criar uma rede de contatos, isso inclui desde o colega de classe até mesmo os palestrantes que se conhece ao longo do curso. Nesse sentido, os professores que compõem o corpo docente do curso de ADS têm constantemente utilizado suas redes de contatos para aproximar estudantes e empresas, trazendo várias oportunidades que contribuem para a sua formação e crescimento profissional.

Para o Coordenador do Curso professor Cleyton Caetano de Souza, as conquistas desses estudantes são motivo de grande alegria para ele e todos os professores: “Claro que esse resultado se deve principalmente ao esforço dos alunos, que vão atrás, estudam a mais e se destacam.  Mas, todos nós comemoramos, quando recebemos a notícia que um aluno conseguiu um emprego ou que foi aprovado em um programa de mestrado. É uma conquista conjunta, resultado de uma longa caminhada. É como um atestado que estamos fazendo um bom trabalho!”.

Os resultados estão vindo: estudantes sendo contratados, indicando como os testes técnicos são fáceis, recrutadores apontando a qualidade técnica e mais empresas procurando o curso em busca de profissionais e estagiários. Todo esse cenário reforça o slogan entoado durante as divulgações realizadas pelo curso:

ADS É TOP.jpg