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DEFESA DE TCC - ADS

No dia 06 de abril de 2021, às 20:45, teremos a defesa de TCC dos discentes Luciano Ferreira de Azevedo e Thiago Vanilson Florencio, do curso de ADS. Devido ao período de isolamento social pelo COVID-19, a defesa ocorrerá em ambiente virtual e de forma pública.
por publicado: 06/04/2021 12h44 última modificação: 06/04/2021 12h44

Em função do período de isolamento social pelo COVID-19, o Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos discentes Luciano Ferreira de Azevedo e Thiago Vanilson Florencio, que ocorrerá totalmente em ambiente virtual por meio da ferramenta Google Meet, conforme informações abaixo.

 Discentes:

Luciano Ferreira De Azevedo

Thiago Vanilson Florencio

Orientador: Prof. Me. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima

Título: AVIN: UMA APLICAÇÃO BÁSICA PARA APROPRIAÇÃO DE AUTOAVALIAÇÕES EM IES

Data: 06/04/2021

Hora/Local: 20:45 – Google Meet (meet.google.com/ipd-wgju-fga)

Banca Examinadora:

Prof. Me. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima

Prof. Dr. José Gomes Lopes Filho

Prof. Me. Natacha Targino Rodrigues Simões Brasileiro

 RESUMO:

 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) determina que as Instituições de Ensino Superior (IES) constituam uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que, entre outras atribuições, é RESPONSÁVEL pela condução dos processos avaliativos institucionais, mobilizando todos os segmentos internos, objetivando a apropriação continuada de melhorias. Entretanto, o trabalho avaliativo culmina com procedimentos colaborativos da coleta e análises de dados, que devem ser servidas por meio de instrumentos avaliativos que subsidiam os relatórios de avaliação institucional anuais dentro de um período trienal. O esforço da CPA do IFPB foi percebido pelos procedimentos de confecção, coleta e análise desses instrumentos, cujas informações geram diagnósticos correlacionados com tomadas de ações de melhorias, sob 10 dimensões avaliativas. Este trabalho abordou dois dos instrumentos avaliativos indicados pelo metamodelo de avaliação de Lima et al. (2019), por meio da fusão do instrumento de assembleias com o de tomadas de ações de melhorias, obtendo-se um instrumento simplificado de painel de tomadas de ações. Foi utilizada a plataforma Google Apps Script (GAS) e uma integração com dados exportados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFPB para a construção de uma aplicação e de uma interface de coleta de dados (Angular 9). A metodologia considerou a elaboração formal dos requisitos, modelos UML, prototipação da interface, experimentos com tecnologias e testes de aceitação com clientes do produto. O resultado obtido foi à concepção de uma aplicação de software facilitadora de painéis apropriadores de cursos e de campus, capaz de integrar a percepção de resultados avaliativos com o monitoramento de ações de melhorias. Houve a disponibilização de um repositório consumível por projetos futuros, de visualização de dados, com a ferramenta Google Data Studio.

 Palavras-chave: Avaliação. Instituição de Ensino Superior. Google Apps Script.

 

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