Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2021 > 01 > DEFESA DE TCC

DEFESA DE TCC

Em função do período de isolamento social pelo COVID-19, essa é a segunda defesa de TCC do curso de ADS que ocorrerá totalmente em ambiente virtual por meio da ferramenta Google Meet e ocorrerá de forma pública no dia 25 de janeiro de 2021 às 16h.
por publicado: 19/01/2021 18h10 última modificação: 19/01/2021 18h16

Em função do período de isolamento social pelo COVID-19, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza sua segunda defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que ocorrerá totalmente em ambiente virtual por meio da ferramenta Google Meet, conforme informações abaixo.

Alunos:

Antonio Justino de Oliveira Neto

Tamires Siqueira Rocha

Orientador: Prof. Dr. Cleyton Caetano de Souza

Título: O PERFIL DOS EGRESSOS E DOS EVADIDOS DO CURSO DE ADS: Uma análise comparativa

Data: 25/01/2021

Hora/Local: 16h – Google Meet (meet.google.com/qex-vysd-ytm)

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Cleyton Caetano de Souza

Prof. Me. Natacha Targino Rodrigues Simões Brasileiro

Prof. Me. Renata França de Pontes

RESUMO:

Ao longo dos anos, os cursos superiores vêm apresentando altas taxas de evasão, trazendo prejuízos financeiros e sociais para a sociedade. Desse modo, diversos estudos vêm buscando não só identificar as causas que levam um aluno a evadir, como também traçar o perfil do aluno evadido, a fim de combater a evasão e criar melhorias para os cursos e instituições. Este estudo busca identificar o perfil do evadido e do egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) oferecido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro. Além disso, procurou-se comparar esses dois perfis, a fim de detectar quais as características que influenciam no êxito ou fracasso do aluno no curso. De acordo com dados da coordenação, desde a sua criação, até o período de 2020.1, o curso de ADS possui 426 alunos evadidos e 32 egressos. Observa-se que o número de evadidos é 13 vezes maior que o de egressos. Esses ex-alunos foram contatados e convidados a participar deste estudo. Os dados deste trabalho foram obtidos em dois projetos de pesquisas sobre egressos e evadidos, realizados no ano de 2018 com atualização dos dados em 2020 e comparados entre si. Esses resultados indicam que o perfil do egresso não sofreu alterações ao longo dos anos, enquanto que o perfil dos evadidos alterou-se.

Palavras-chave: Evasão. Egressos. Perfil. Comparação. Características.