Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2023 > 03 > COMPASS UOL oferece oportunidade de estágio para os alunos do CST EM ADS

COMPASS UOL oferece oportunidade de estágio para os alunos do CST EM ADS

13 alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas do campus Monteiro foram selecionados para o programa de estágio
por publicado: 16/03/2023 09h04 última modificação: 16/03/2023 09h04

No fim de 2022, graças a intermediação do egresso José Luiz Melo de Carvalho, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(CST em ADS) firmou um convênio com a Compass UOL,uma empresa de tecnologia pertencente ao Grupo UOL que oferece serviços e soluções tecnológicas para levar a transformação digital para negócios.

Esse convênio traz ao Curso diversos benefícios, entre eles destaca-se a possibilidade de os estudantes participarem do Programa de Bolsas da empresa. Possivelmente, o Programa de Bolsas da Compass UOL é um dos maiores do país, em número de estudantes. O programa, que já existe há dez anos, seleciona estudantes das áreas de tecnologia para um estágio de curta duração, em áreas específicas, denominadas trilhas de aprendizagem. Durante o estágio, que é realizado no formato home-office, o estudante recebe uma bolsa mensal de quinhentos reais. Ao fim do programa, conforme seu desempenho, ele pode ser contratado pela empresa como desenvolvedor trainee. Para o Coordenador do Curso, o professor Cleyton Souza, “essa é uma excelente oportunidade para os nossos estudantes demonstrarem sua qualidade técnica, serem efetivados e terem sua primeira experiência no mercado, mesmo antes de concluir o curso e sem a necessidade de sair da região”.

A primeira turma que foi oferecida aos alunos do CST em ADS foi focada em Back-end com Spring Boot e ambiente cloud AWS. Ao todo foram 40 vagas nesta turma, para estudantes de 4 universidades (no Nordeste, as únicas instituições aptas a participar foram o IFPB – Campus Monteiro e o IFPE – Campus Garanhuns). Além disso, o programa desempenha um papel importante de transformação na área de tecnologia, priorizando metade das vagas para alunas, como uma forma de estimular o ingresso e a permanência das mulheres nos cursos da área de tecnologia.

As inscrições para essa primeira turma foram até o dia 19 de fevereiro, através da plataforma da Gupy. O resultado foi divulgado em 13 de março. Ao todo, 13 estudantes do CST em ADS foram selecionados para participar desta edição do programa. Sobre o resultado, o professor Cleyton destacou sua felicidade, ao ver tantos estudantes selecionados, “ter 13 alunos selecionados nessa primeira turma é motivo de muita alegria; são 13 estudantes que terão a oportunidade de participar de uma formação de alto nível, enquanto recebem um incentivo financeiro que poderá ajudar na sua permanência no curso, com o qual poderão investir em melhorar o computador ou até mesmo ajudar nas contas de casa. São alunos de vários períodos do curso, desde o segundo até o último, vários com potencial de serem efetivados.

Os estudantes selecionados ainda precisarão fornecer alguns documentos para elaboração do termo de compromisso do estágio. O programa de estágio inicia, de fato, em 10 de abril e esses estudantes tem a garantia de duração do estágio pelo período de cinco meses. Após essa data, os estudantes com melhor desempenho podem ser efetivados. O IFPB – Campus Monteiro deseja muita sorte aos estudantes selecionados durante esse período do estágio.

Ainda não há detalhes se haverá, ainda esse ano, novas turmas do Programa de Bolsas da Compass UOL. Mas, os demais estudantes do CST em ADS podem ficar atentos ao grupo de e-mails do curso, pois as oportunidades serão divulgadas inicialmente lá.