Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2018 > 02 > Campus Monteiro realiza IV Encontro Pedagógico

Campus Monteiro realiza IV Encontro Pedagógico

por publicado: 01/02/2018 15h58 última modificação: 16/02/2018 15h45

O Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro realizou, de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, o IV Encontro Pedagógico com uma vasta programação de palestras, oficinas e muito planejamento para o ano letivo de 2018.

O evento iniciou, no dia 30 de fevereiro, pela parte da manhã, com uma abertura realizada pela Equipe Gestora do Campus, dando boas vindas aos participantes e a apresentação de um vídeo retrospectivo das ações do ano de 2017 realizadas no campus Monteiro. Em seguida houve a palestra da fonoaudióloga Emily Carla que explicou a importância da voz para o professor, "para a profissão de professor cuidar da voz é fundamental e a prevenção é de suma importância para a saúde da voz", enfatizou. Já no período da tarde, a pedagoga Rivânia Sousa discutiu a importância de ampliar o acesso dos discentes aos núcleos de aprendizagem, como estratégia de combate a evasão e de fortalecimento da prática de ensino. Dando continuidade ao evento, ainda no dia 30, foi discutido os rumos da curricularização da pesquisa e da extensão, pelos coordenadores Kaline Castro e Cristian Fabrício.

No dia 31 de janeiro, no período da manhã, foi debatido as experiências e perspectivas do Ensino a Distância para Campus Monteiro pelo representante da Diretoria de EaD do IFPB, Rafael Xavier, além do uso das tecnologias da informação na sala de aula com ferramentas abertas ministrado pelos professores do campus João Pessoa Kelly Sheila e Neilson Medeiros. Um dos pontos altos do Encontro foi o momento de caracterização das turmas, realizado no período da tarde, onde a equipe multidisciplinar, da COPED e da CAEST, apresentou dados quantitativos e qualitativos dos estudantes que receberemos em 2018, além de serem discutidos, entre os participantes, ações de planejamento para o ano letivo de 2018.

Já no dia 1º de fevereiro, houve a aplicação de oficinas temáticas direcionadas aos cursos, como também a participação da professora Aline Storni que ministrou uma palestra sobre harmonização entre docentes e discentes e práticas de espiritualidade.

O Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Vilson Lacerda, destacou que o Encontro Pedagógico serviu para promover reflexões nos servidores acerca de práticas de fortalecimento do ensino e assegurou o diálogo com a equipe, com o objetivo de  promover a construção coletiva de ações estratégicas que serão desenvolvidas no decorrer do ano.

O Diretor Geral do Campus Monteiro, Abraão Romão Batista, enfatizou a importância da realização do evento no sentido de abordar assuntos estratégicos para combater a evasão escolar e uma perspectiva do surgimento de novos cursos  "O IV Encontro Pedagógico do campus Monteiro foi marcado por reflexões acerca dos rumos do campus Monteiro no tocante às estratégias de diminuição da evasão e focando uma perspectiva de lançamento de novos cursos que atendam as demandas da comunidade. A comissão organizadora está de parabéns, assim como todos os servidores da DG, DDE e DAPF e colaboradores terceirizados envolvidos com a logística foram fundamentais para o êxito do evento. Nossos estudantes receberão uma equipe extremamente motivada para o ano letivo de 2018" Finalizou Abraão.