Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 08 > Campus Monteiro informatiza biblioteca

Campus Monteiro informatiza biblioteca

publicado: 16/08/2017 13h42 última modificação: 21/08/2017 10h06

A Biblioteca do Campus Monteiro  está com um novo sistema de circulação de livros (empréstimos, devoluções e renovações), O Koha, que é um sistema de gestão integrada de bibliotecas baseada em software open-source, logo não existem quaisquer custos de licenciamento associados, permitindo, assim, uma redução direta dos custos de operação da instituição.

A implantação do novo sistema de circulação de livros significa a aposentadoria dos antigos cartões de empréstimos, passando a ser totalmente digital, onde o usuário solicitará empréstimos de livros totalmente online, o sistema comunica, através do email, o livro que foi emprestado e prazos de devolução. Com o Koha não haverá mais a multa financeira e sim uma suspensão, por tempo determinado,  nas solicitações de empréstimos e renovações.

O Bibliotecário do IFPB - Campus Campina Grande, Gustavo Cesar Nogueira da Costa, que contribuiu com a implantação do Koha na Biblioteca do Campus Monteiro, informou que todos os usuários serão migrados para o sistema, sem a necessidade de comprovação documental, precisando apenas de um cadastro na biblioteca.

A auxiliar de Biblioteca do Campus Monteiro, Ana Maria da Rocha,  afirmou que o Koha está tornando o trabalho mais prático e que os alunos não estão encontrando dificuldades com o sistema "Os alunos não estão sentido dificuldades nenhuma não, agora realmente vai ter que ter um período de adaptação... Eu estou amando (o Koha) eu acho que vai melhorar muito o meu trabalho e vai diminuir o volume de coisas" Finalizou

Outra novidade foi a implantação do código QR, que nada mais é que  uma imagem, onde basta o usuário apontar o celular para a imagem encaminhar direto para tela de login do Koha.

Para acessar a Biblioteca do Campus Monteiro, o usuário deverá acessar o site biblioteca.ifpb.edu.br e com login e senha desfrutar do vasto acervo disponível, composto por 1276 títulos e 7573 exemplares.