Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 09 > Campus Monteiro promoveu palestra no dia de luta das pessoas com deficiência

Noticia

Campus Monteiro promoveu palestra no dia de luta das pessoas com deficiência

NAPNE promove evento para Professores, Técnico-Administrativos, Pais e Alunos.

Dia 21/09, dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
publicado: 22/09/2016 22h29 última modificação: 29/09/2016 14h43

O NAPNE do campus Monteiro comemorou o dia da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) com palestras para os servidores, pais e alunos. A ação contou com a palestra do Professor de Letras Libras da UEPB Darkson Saraiva Moura Bezerra, que falou sobre sua luta, desafios e superações e emocionou o público presente. Uma lição de vida para todos. Esta foi à mensagem que o professor deixou para quem prestigiou o evento.

A segunda palestra tratou do tema Dislexia e TDA/H, com a Psicopedagoga Conceição de Lourdes S. Campelo dos Santos na qual dialogou sobre como trabalhar em sala de aula com este público.

O evento contou com a participação de servidores do campus (professores e técnicos-administrativos), discentes, pais de alunos. Também prestigiaram o evento a professora da UEPB Lidiane Quirino, também Psicopedagoga e as professoras Lutércia Rejane Sinésio Soares (também Psicopedagoga) e Maria Rosicleide da Silva e a graduando em Pedagogia Telma Lira de Queiroz.

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes:

Instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

No Brasil, de acordo com o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais destacamos algumas:

Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito;

Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência;

Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência;

Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para os Surdos.

Veja as fotos aqui!

registrado em: