Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > PRPIPG divulga nota do Forpog

Noticia

PRPIPG divulga nota do Forpog

Manifesto defende a permanência das ciências humanas e sociais nos programas de iniciação científica
por publicado: 06/05/2020 14h08 última modificação: 06/05/2020 16h40

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPIPG) do IFPB manifesta-se em consonância com a nota emitida pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) mediante ao que preconiza a portaria do Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020 que define áreas prioritárias na Chamada CNPq-PIBITI nº 08/2020 (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2020-2021) e que também já vem sendo divulgado nas pré-chamadas relativas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBIC-Ações Afirmativas, 2020-2021).
Comunicamos à comunidade acadêmica e científica do IFPB que repudiamos toda e qualquer atitude que discrimine áreas, priorizando outras, em detrimento da relevância dos projetos de pesquisa científica que possam levar contribuições relevantes à sociedade, especificamente nas áreas de ciências humanas e sociais. Como separar a pesquisa da sociedade? Precisamos sim de avanços tecnológicos, mas precisamos também, de forma concomitante, de avanços sociais e humanos. A pesquisa precisa estar a serviço da construção de uma sociedade, conectada ao desenvolvimento do ser humano de forma integral.
A nota destaca, ainda, o papel decisivo exercido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na formação científica de mais de um milhão de estudantes, distribuídos entre os 643 campi de Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II.
A PRPIPG se posiciona favorável à valorização de todas as áreas do conhecimento, como princípio básico para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao desenvolvimento tecnológico, social e humano, contribuindo para a formação plena do indivíduo e da sociedade como um todo.
Vale destacar o protagonismo da pesquisa científica nestes tempos de Pandemia, em que pesquisadores atuam nas mais diversas frentes para a prevenção, o controle e o enfrentamento da Covid-19. A necessidade não se resume a aparatos tecnológicos, mas também aos aspectos sociais, econômicos e, sobretudo, psicológicos tão fortemente afetados durante e após a Pandemia. Precisamos mais do que nunca permanecer integrados para que possamos continuar contribuindo para a construção e reconstrução de uma sociedade melhor.

Clique aqui para ler o manifesto do Forpog enviado à Câmara do Conif.