Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Nota Oficial da Reitoria

Destaque

Nota Oficial da Reitoria

Leia na íntegra mensagem do reitor Nicácio Lopes aos membros da Comunidade Acadêmica do IFPB sobre as ocupações de campi da instituição por estudantes
por publicado: 31/10/2016 20h47 última modificação: 03/11/2016 17h22

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

       SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

   INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA 

Nota Oficial

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba, através desta nota, se pronuncia sobre a ocorrência de ocupações estudantis registradas em alguns campi, em contraposição a medidas ensejadas pelo Projeto de Emenda à Constituição (PEC 241), pela Medida Provisória MP 746 (Reforma do Ensino Médio) e pelo Projeto de Lei PLS 193 (Escola Sem Partido).

Instituição voltada para o interesse comum, o IFPB respeita a liberdade de expressão e os atos pacíficos e ordeiros em defesa de uma educação pública de qualidade, que preservem a integridade humana e patrimonial. Tais atos são legítimos e o Estado Democrático de Direito, a que pertencemos, não lhes admite censura ou imputação coercitiva.

Externamos nossa preocupação diante de possíveis implicações nocivas à formação dos nossos estudantes, advindas das medidas retromencionadas. A Reitoria, como sempre esteve, permanece acessível à interlocução com nossa comunidade e reafirma seu compromisso com a oferta de uma educação transformadora, emancipatória e cidadã aos jovens e adultos brasileiros.

O direito de todos à educação pública de qualidade é essencial, conforme preceitua a Constituição, e um dos canais de garanti-lo se faz através de uma atitude dialógica e consciente. No tocante à aplicação das provas do ENEM/2016, já há entendimento com nossos estudantes para liberar as instalações dos campi ocupados de modo a garantir, aos demais estudantes, o direito de participar da realização deste importante instrumento de acesso à educação superior.

O IFPB entende o momento delicado da atual conjuntura e assinala a prevalência do bom senso, convergindo os pensamentos em defesa do interesse coletivo que favoreça uma educação pública inclusiva e socialmente referenciada.

 CÍCERO NICÁCIO DO NASCIMENTO LOPES

Reitor do IFPB

registrado em: