Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Incentivo à Extensão e Cultura marcam o ano

Noticia

Incentivo à Extensão e Cultura marcam o ano

Programas institucionais são fomentados e eventos técnicos e culturais movimentam a comunidade acadêmica
por Gustavo Rodrigues publicado: 18/12/2019 11h56 última modificação: 19/12/2019 12h50

A extensão nos Institutos Federais vem conquistando um lugar de destaque ao lado do ensino e da pesquisa e no Instituto Federal da Paraíba não é diferente. Os incentivos às políticas de extensão e cultura marcaram o ano de 2019 da PROEXC. Foram lançados 26 editais tratando de diversas áreas, como bolsas para os programas institucionais e chamadas para participação em diversos eventos culturais.  

Estabelecer um elo entre o mundo produtivo, os segmentos sociais e os conhecimentos científicos e tecnológicos foi a tônica dada pela gestão da PROEXC. Esse fato foi mostrado por meio da realização do 5º Enex que reuniu parceiros sociais por meio de iniciativas populares, socioculturais e educativas. Também houve o fortalecimento aos núcleos de extensão dos campi por meio de fomento a projetos em andamento.  

Atividades Enex.jpgO 5º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (ENEX), realizado no período de 25 a 27 de setembro de 2019, no IFPB Campina Grande, teve como tema “Diálogos extensionistas por uma educação transformadora”, e contou com a participação de todos os Campi do IFPB, num total de mais de 900 pessoas participantes e mais de 1200 inscritos. De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Cleidenedia Morais, “o número de inscritos superou todas as nossas expectativas”.  

A música foi o ponto alto do penúltimo dia do ENEX 2019 com a realização do Festival de IMG_2105.jpgIntérpretes e Canções do IFPB (FESTIN) que visou incentivar o potencial musical dos estudantes, no que se refere à interpretação e à composição, sem distinção de estilo, gênero, ritmo e nacionalidade. A edição do FESTIN 2019, em continuidade às mudanças de expansão conceitual implementadas na edição 2017, possibilitou a inscrição de canções autorais compostas por estudantes do IFPB, de modo que houve duas categorias (intérprete e música autoral) nas etapas local e estadual. A realização do Festin 2019 superou a de 2017 contando com a participação de 17 (dezessete) Campi do IFPB. Os 29 candidatos ao título de melhor interprete e de compositor do IFPB reuniram no palco principal do evento centenas de jovens.  

DSC_0372.jpgOutro evento que também movimentou a comunidade acadêmica foi II Festival Culturas Populares, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Princesa Isabel. O Festival teve como objetivo valorizar e difundir a importância da promoção e da proteção da diversidade das expressões culturais populares. Nesse evento também aconteceu a apresentação da 1ª Mostra de Curtas, oficinas, apresentações de grupos culturais e a entrega do Prêmio “Vivos Saberes”.  

Festival realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho contou com a participação de estudantes de vários Campi e de escolas da cidade. A história da cidade de Princesa Isabel também foi tema de uma mesa redonda intermediada pelos historiadores Domingos Maximiano, Manoel Arruda e Thiago Pereira. O público também pôde participar de oficinas sobre dança, pífano, cordel e penteados afro.

Apesar de ser um ano de orçamento contingenciado, mesmo assim conseguimos desenvolver as atividades que estavam planejadas. Eu destaco a publicação dos editais de fomento às atividades de extensão, a realização do Enex, quando tivemos um número muito expressivo de participantes, e a realização do Festin e do Festival Culturas Populares”, comentou a Pró-Reitora Cleidenédia.

Fortalecimento dos Projetos de Extensão 

Durante o ano, a PROEXC buscou fortalecer os Núcleos de Extensão e fomentar os projetos em andamento. Entre eles, destacaram-se o fomento da extensão no projeto da Equipe Apollo do Campus Princesa Isabel, que conquistou o primeiro lugar na XXV Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro. A competição reuniu estudantes de todo o país na cidade de Barra do Piraí (RJ), no período de 12 a 15 de novembro.

Outro destaque foi o fomento da extensão para a equipe formada pelos alunos Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo e Guilherme Leite Maia, ambos do curso de Engenharia Elétrica, do Campus João Pessoa, que participaram da 21ª Jornada de Foguetes. Para a Pró-Reitora Cleidenédia, “é um resultado ímpar e histórico, visto que nunca houve participação do IFPB Campus João Pessoa na Jornada de Foguetes”.

Além disso, no período de 30/10 a 01/11/2019, a PROEXC também participou da Expotec 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa-PB, com a apresentação de cinco Projetos de Extensão Tecnológica.

Melhoria dos cursos de Formação Inicial e Continuada

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também comemora a publicação de três edições da Revista Práxis e a aprovação da nova Resolução dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na 40ª Reunião Ordinária do CONSUPER que aconteceu no dia 13 de dezembro de 2019. 

DSC_1832.jpgPara Cleidenédia Morais, a nova Resolução propõe melhorar os fluxos, desburocratizar os processos, tornando os FIC mais eficientes. “Durante o ano, o aumento na oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada nos Campi do IFPB superou as expectativas”, comemorou a Pró-Reitora. “Eu considero que este ano foi muito proveitoso, pois tivemos resultados bastante significativos, com muitas realizações”, concluiu.