Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB e ICMBio firmam termo de reciprocidade

Noticia

IFPB e ICMBio firmam termo de reciprocidade

Ação beneficia pesquisas nas áreas de meio ambiente
por Patrícia Nogueira publicado: 11/05/2017 12h32 última modificação: 15/05/2017 14h25

O IFPB e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram um termo aditivo e um termo de reciprocidade que resulta num plano de trabalho de atuação na área de “Monitoramento da Qualidade da Água do Estuário da Barra do Rio Mamanguape”.

“Nossa parceria com o IFPB visa colaborar com a pesquisa nos ambientes das cinco unidades de conservação em que o Instituto Chico Mendes atua, que funciona como uma fonte de informação e conhecimento para elaborar uma gestão daqueles ambientes.”, afirmou a coordenadora regional Carla Marcon ao lembrar que a parceria inicial entre as duas instituições foi firmada no final de 2012 e publicada no Diário Oficial em 2013 tendo duração de 5 anos. Carla visou que dentro da linha de atuação do ICMBio poderão ser firmadas parcerias para estágio de alunos dos cursos superiores e técnicos.

O projeto de Monitoramento da Qualidade da Água do Estuário da Barra do Rio Mamanguape irá contribuir com a gestão dos recursos hídricos naquela área, gerando conhecimento para colaborar com a conservação ambiental. O professor responsável pelo projeto é Gilcean Alves. Ele afirmou que haverá oportunidades para estudantes dos cursos de Gestão Ambiental (superior) e controle ambiental (técnico).

O termo de reciprocidade foi assinado pelo Reitor Nicácio Lopes e pela Coordenadora do ICMBio Carla Marcon. Estiveram presentes no ato de assinatura a Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo, as analistas do ICMBio Claudia Cunha e Luciana Pacco e os professores do IFPB, Mirella Motta e Gilcean Alves.

Para a Pró-reitora Francilda esse convênio é uma oportunidade de grande relevância para o andamento das pesquisas do IFPB, “sobretudo no tocante à prestação de contas junto à comunidade”, afirmou a professora. Francilda planeja firmar novas parcerias e já no próximo encontro de trabalho com o ICMBio haverá uma aproximação com os pesquisadores do IFPB por meio do banco de competências  que será lançado nos próximos dias.

Para o professor Gilcean Alves, possibilitar a qualidade de vida da população do entorno das áreas de conservação é uma das finalidades da ciência. A Professora da área de meio ambiente, Mirella Motta afirmou que a pesquisa irá estreitar os laços entre as duas instituições que tem áreas de atuação em meio ambiente, possibilitando a conservação e o monitoramento da APA da Barra do Rio Mamanguape e ARIE de Manguezais da Foz do rio. Mirella destaca que a pesquisa deve envolver alunos e técnicos podendo gerar publicações, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, dentre outros.

O Reitor Nicácio Lopes ressaltou que a área de meio ambiente é de extrema relevância para o IFPB, pois há diversos cursos que atuam nesse eixo em vários campi e essa parceria é muito bem-vinda. “Precisamos somar esforços, fazer parcerias, formar uma força tarefa para atuar inter institucionalmente”. Ele lembra a necessidade de um olhar científico para que não haja um processo maior de degradação ambiental.