Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB comemora 109 anos

Noticia

IFPB comemora 109 anos

Solenidade resgatou a inserção da mulher na Educação Profissional
por publicado: 28/09/2018 19h19 última modificação: 01/10/2018 17h30

Um campo de estudo, exclusivamente, masculino. Era esse o cenário das instituições que ofertavam o Ensino Técnico, até a década de 1960. Na Paraíba, na Escola de Aprendizes Artífices, foi a partir da gestão do professor Itapuan Botto Targino que foi constatado crescimento significativo da presença da mulher, seja como discente em cursos técnicos e de graduação, seja como servidora docente e técnico-administrativa, assim como também no acesso a cargos de chefia e a posições de direção.

Homenagear as mulheres pioneiras no Ensino Profissional, que abriram caminho para que a presença feminina conquistasse de forma crescente seu lugar na sociedade, foi o principal destaque das comemorações dos 109 anos do IFPB. "A escolha se deu por ser o protagonismo feminino um tema bastante significativo, atual e recorrente", destacou o reitor do Instituto, Nicácio Lopes.

IFPB.jpgA solenidade comemorativa de aniversário da instituição aconteceu nesta sexta-feira (28), no edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria, reunindo gestores, servidores, alunos e parceiros.  O evento foi aberto com a apresentação musical do Quadrivium, Quarteto de Cordas do IFPB, e com a exibição de um vídeo com depoimentos de ex-alunas do Instituto.

Após a execução do Hino Nacional, realizada pela aluna Suellen Araújo e pelos professores José Alessandro Novo e Vinicius Amaral, foi iniciada a série de homenagens e reconhecimento às personalidades que contribuíram e vêm contribuindo para o fortalecimento da Educação Profissional na Paraíba.

O ex-aluno Douglas Batista Uchoa, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba,  recebeu o Troféu na categoria Ex-Aluno Destaque na Sociedade. Foram homenageados ainda os servidores Valderedo Alves da Silva, Edmundo Vieira de Lacerda, José Soares, Pablo Andrey, Valeriano Herculano Neto e Vinícius Cabral de Melo Filho. "É um momento muito gratificante para mim como ex-aluno e atual servidor do IFPB. Reconheço essa homenagem como um incentivo para continuar contribuindo com o crescimento do Instituto, através do meu trabalho", enfatizou Vinícius Cabral.

A presença da mulher no dia-a-dia da instituição também foi lembrada, com homenagens à primeira presidente da Associação de Servidores do IFPB, professora Tânia Porpino; à primeira diretora mulher do Instituto, professora Ivanilda Matias; e à atual pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, que caracterizou a solenidade como "uma oportunidade de reconhecer a importância de todas as mulheres que fazem a história do Instituto".

As primeiras alunas da instituição ganharam destaque no evento. Gilvanda Pires, foi uma delas. Ingressante na Escola Industrial da Paraíba, em 1968, concluindo o antigo ginásio e o curso técnico em Estradas, a aposentada relembrou com muito orgulho os tempos em que estudou na Escola. "Tenho ótimas lembranças daquela época e posso afirmar que foi um dos melhores momentos da minha vida. Apesar de existirem poucas mulheres alunas na Escola Industrial, nunca sofri nenhum preconceito e fui muito bem recebida pelos meus colegas e pela direção e professores da instituição".  Juntamente com Gilvanda, receberam o Troféu 109 anos: Antônia Barbosa Pires Ferreira, Maria de Fátima Freire da Silva, Maria de Fátima Neves Gomes, Maria José de Almeida e Regina Celi da Silva, que representaram naquele momento as primeiras estudantes que nos anos 1960 iniciaram seus estudos no IFPB.

O reitor Nicácio Lopes destacou, em seu discurso, o protagonismo da mulher no IFPB. "A figura feminina foi homenageada por ser símbolo de enfrentamento de vários preconceitos e estigmas e esta homenagem também serve para fazer com que haja mais respeito a todas as mulheres que vêm colaborando para o crescimento do nosso Instituto", finalizou.

A solenidade foi encerrada com o lançamento de dois títulos pela Editora IFPB: “Estudos e aplicações em sistemas de controle, telecomunicações, acionamentos e sistemas elétricos: enfoques com inovações tecnológicas”, organizado pelos professores Ademar Gonçalves Junior e José Bezerra Filho; e “Geoprocessamento aplicado: contexto multidisciplinar”, organizado pelos professores Ridelson Farias e Ermano Cavalcante. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.

Confira mais fotos do evento em nossa página no Facebook.

DGCom