Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2021 > 12 > Semana de Saúde do Idoso movimenta comunidade acadêmica do Campus Mangabeira

Semana de Saúde do Idoso movimenta comunidade acadêmica do Campus Mangabeira

Evento virtual contou com a participação de estudantes, servidores e parceiros de todo o país
por publicado: 02/12/2021 11h12 última modificação: 02/12/2021 11h12

A II Semana da Saúde do Idoso do Campus Mangabeira foi realizada de 29/11 a 01/12, de forma virtual, com objetivo de ampliar as discussões acerca do processo de envelhecimento e da velhice no contexto atual. O evento contou com a participação de idosos da comunidade, profissionais e estudantes da área da saúde de todo o país, além de discentes do Curso Técnico Subsequente em Cuidados de Idosos do campus, que debateram  o tema “As múltiplas faces da velhice na atualidade”.

Durante a abertura da Semana, Iara Oliveira, representante do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Mangabeira, destacou a importância da parceria com o campus. “Temos muita alegria em ter o IFPB Campus Mangabeira como parceiro atuando junto aos nossos grupos de idosos. Esse evento é de essencial importância para integrarmos ainda mais nossas ações”.

A diretora-geral do campus, Zoraida Arruda, expressou, em seu pronunciamento, o sentimento de gratidão a toda equipe promotora da Semana do Idoso. “Nosso sentimento é de gratidão a todos vocês que acreditam que a ciência é fundamental para nossa sobrevivência e, mesmo neste cenário desgastante, também acreditaram na realização de um evento na área de saúde”. A gestora ainda falou sobre o desafio em promover a Semana de forma virtual. “O Campus Mangabeira não tem medo de novos desafios! Nossa missão é maior. Nós temos uma demanda de público extremamente importante que merece toda nossa atenção, todo nosso respeito, que é a pessoa idosa. Então, mesmo nesse formato remoto, não poderíamos deixar de realizar esse evento”.

“Minha satisfação enquanto pró-reitora de Extensão e Cultura em participar de um evento extensionista é imensa” destacou a pró-reitora, Cleidenedia Oliveira. Ela representou o reitor Nicácio Lopes na Semana da Saúde do Idoso. “São eventos como este que traduzem a grandiosidade do Campus Mangabeira e o quanto ele tem a mostrar à sociedade do que é produzido na área de saúde”, enfatizou.

A II Semana de Saúde do Idoso contou com diversas atividades, como as palestras “As Múltiplas Faces da Velhice na Atualidade”, ministrada pela enfermeira da Universidade Federal da Paraíba, Anne Karoline Araújo; “Envelhecimento e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, com a psicóloga da UFPB, Pollyana Pimentel; e  “Resiliência e Velhice na Atualidade: enfrentando o isolamento social”, ministrada pela enfermeira Iluska Pinto da Universidade Federal de Campina Grande.

Oito minicursos também foram ministrados, englobando temáticas como atividades físicas, saúde bucal, direito, inclusão social e nutrição de idosos.

Os vídeos da Semana estão disponíveis no canal do YouTube da TV IFPB.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB