Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2021 > 07 > Campus Mangabeira realiza primeira certificação do Curso FIC em Cuidador Infantil

Solenidade remota emocionou estudantes, servidores e gestores
por publicado: 22/07/2021 09h51 última modificação: 22/07/2021 09h51

“O que mais me surpreendeu no curso foi o apoio dos professores e a união da turma. Aqui eu tive a confirmação de que era essa área que eu queria seguir”. O depoimento é da estudante Glenda Targino, concluinte do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cuidador Infantil do Campus Mangabeira que, ainda durante a realização do curso, realizou o sonho de ser aprovada em Medicina.

Assim como Glenda, outros 32 estudantes foram certificados na noite da última terça-feira (20), em solenidade realizada virtualmente, que contou com a presença de professores e técnico-administrativos do campus, assim como gestores do IFPB.

“O curso conseguiu agregar vários saberes... pessoas diferentes com diferentes saberes. Apesar de chegar com o objetivo de compartilhar um conhecimento, o curso conseguiu agregar uma vivência muito maior”, relata o estudante Danillo Albuquerque.

Para a professora Maria Tereza Neves, a realização remota do curso, apesar de ser um desafio, abriu as portas para a participação não só de pessoas da Paraíba, mas também de outros estados e regiões. “O Campus Mangabeira, apesar de ser pequeno em tamanho, é grande e de uma dimensão que a equipe ainda nem consegue mensurar. Estamos alcançando coisas que nem esperávamos e isso significa dizer que estamos no caminho certo”.

“Foi um prazer imenso estar com vocês durante quase dois meses de convivência e podemos dizer que tudo deu certo. Dos quarenta alunos matriculados, trinta e três conseguiram concluir e, dos sete que desistiram, três foram por motivo de saúde.  O curso trouxe um público bem diversificado, de formações, idades e regiões muito diferentes, mostrando que de fato o campus está presente no Brasil todo”, explanou Danilo Augusto de Holanda, coordenador do FIC.

Já a diretora Zoraida Arruda destacou o pioneirismo da turma. “Hoje estamos com a primeira turma do FIC, numa primeira solenidade em formato virtual, o que traz um misto de emoção, alegria, desafio e sensação de dever cumprido.  O curso foi idealizado para ser presencial, mas em função desse cenário da pandemia, tivemos que fazer uma reformulação. Daí ficou o desafio: ‘será que vamos conseguir?’ Aceitamos o desafio pois desafio não é uma coisa que nos impede de fazer algo que a gente acredita”.

A diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista, relembrou o contexto de iniciação do curso.  “Acompanhamos as dificuldades da implantação deste curso e, quando acontece de ele ser iniciado, chega a pandemia e causa esse cenário desafiador. Mas estamos aqui hoje, com o dever cumprido, numa solenidade doce, leve, de grande significado. O público que procura um FIC enfrenta muitos desafios para concluí-lo, então, muitas vezes este certificado significa muito mais que um simples “papel”, significa uma mudança de vida”.

Para a pró-reitora Mary Roberta Marinho, que representou o reitor Nicácio Lopes na solenidade, o momento era de alegria. “Por ser um FIC, o curso permite um contato inicial de quem estava fora do processo educacional e pessoas que já atuam na área, proporcionando uma complementação da formação. Apesar de parecerem momentos diferentes, o curso tem o objetivo de juntar esses conhecimentos. Então estar aqui hoje é compartilhar um momento de muita alegria. Esta não é uma despedida! Quem sabe vocês que estão se formando agora, futuramente, não sejam nossos colegas profissionais aqui do IFPB”.

A solenidade de certificação pode ser conferida através deste link.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC