Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2017 > 08 > Campus Mangabeira firma parceira com a Vila Vicentina para atividades práticas

Campus Mangabeira firma parceira com a Vila Vicentina para atividades práticas

Estudantes da turma concluinte do Curso Técnico em Cuidados de Idosos aprimoram conhecimentos em Instituição de Longa Permanência
por Zoraida Arruda publicado: 21/08/2017 00h25 última modificação: 21/08/2017 00h25

O IFPB Campus Avançado João Pessoa Mangabeira firmou mais uma importante parceria para as atividades práticas dos estudantes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos. Desta vez foi com a Vila Vicentina Júlia Freire, onde os estudantes da turma pioneira deste Campus irão dar prosseguimento às práticas já vivenciadas em outra instituição de longa permanência.

Desde que o Campus Mangabeira iniciou suas atividades acadêmicas, com a oferta da primeira turma em 2016, um dos compromissos assumidos pela Direção Geral para o curso foi justamente propiciar espaços de vivências, onde os estudantes pudessem aprimorar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

A primeira parceria firmada pelo Campus Mangabeira foi com a Associação Promocional do Ancião – ASPAN, no início deste ano, na qual a turma pioneira do Campus teve a oportunidade de vivenciar as primeiras experiências práticas em uma instituição de longa permanência.

A exemplo do que foi na ASPAN, na Vila Vicentina a turma será dividida em grupos, cada um supervisionado por uma professora orientadora. Ao término do período e construído ao longo deste, cada estudante deverá entregar um relatório descritivo daquilo que foi vivenciado.

Na manhã do último sábado (19) os estudantes tiveram a primeira atividade na Vila Vicentina, recebendo informações acerca da rotina de trabalho naquela instituição e mantendo os primeiros contatos com os idosos. Foi uma manhã rica de emoções.

A Instituição – A Vila Vicentina “Júlia Freire”, localizada na  Rua Etelvina Macedo de Mendonça, 327, no bairro da Torre, nesta capital, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que foi criada em 1944. Reconhecida como utilidade pública através de leis municipal e estadual, a instituição abriga, cerca de 60 idosos, com idades que variam entre 60 e mais de 100 anos.  A exemplo de outras instituições, sobrevive de doações. Quem quiser colaborar, pode ser através de trabalhos voluntários, alimentos, roupas ou em espécie, através da conta bancária Banco do Brasil Agência 0011-6  Conta N° 489743. Contato: 3224-6988.

O idoso ainda é considerado para muitos apenas uma representação do passado, onde deveriam ficar à margem da sociedade, por não ter mais nenhuma “utilidade”. Quantos sofrem de descaso e abandono de seus próprios familiares ou maus tratos por parte de pessoas "cuidadoras" sem a devida qualificação. Na contramão desta linha de pensamento, o IFPB Campus Mangabeira tem um papel importante, contribuindo para a formação de profissionais qualificados que tenham na expressão “cuidar”, enxergar a pessoa idosa, acima de tudo com respeito. Reconhecer que estas pessoas na sua essência são ricas em sabedoria, maturidade e experiência. São seres humanos!