Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 06 > IFPB conquista bicampeonato mundial na Huawei ICT Competition - Cloud Track

IFPB conquista bicampeonato mundial na Huawei ICT Competition - Cloud Track

A equipe forma da pelos estudantes Luana Barros, Gabriel Gutierrez e Marcos Ugulino venceu a competição
por publicado: 29/06/2022 10h53 última modificação: 29/06/2022 10h53

Mais uma conquista internacional do IFPB Campus João Pessoa. A equipe formada pelos estudantes Luana Barros, Gabriel Gutierrez (ambos do mestrado em Engenharia Elétrica) e Marcos Ugulino (Redes de Computadores), que teve como tutor o professor Michel Dias, tornou o IFPB bicampeão mundial da Huawei ICT Competition - Cloud Track.

A competição, que contou com a participação de mais de 150 mil estudantes de 85 países, teve diversas etapas testando conhecimentos teóricos e práticos sobre tecnologias de computação em nuvem, armazenamento distribuído, Big Data e Inteligência Artificial. A final da competição aconteceu no último sábado (25), na China.

“Nas partes práticas, fomos solicitados a implementar diversas arquiteturas de serviços dadas, utilizando os diferentes recursos disponíveis na plataforma da Huawei. Essa implementação consistiu na criação, configuração e integração de máquinas virtuais, softwares e serviços, e também na escrita de códigos de software”, explica Gabriel Gutierrez. A última etapa da competição teve a duração de oito horas consecutivas.

Além do esforço e foco nos estudos, os estudantes acreditam que o diferencial da equipe do IFPB foi o trabalho em equipe, a divisão de tarefas e orientações do professor Michel ao longo da preparação para cada etapa da competição. “Com certeza o diferencial da nossa equipe foi a disciplina e a forte liderança do nosso treinador, Michel Dias, que sempre se preocupou em disponibilizar as melhores ferramentas e materiais para os nossos estudos”, conta Luana.

Marcos também acredita que a estratégia montada pelo tutor conseguiu extrair o melhor de cada membro da equipe, que se uniu para resolver cada desafio proposto. “Nos relacionamos muito bem desde o princípio, sem vaidades, com muito respeito e sempre preocupados uns com os outros. Uma grande amizade que construímos e tenho certeza que irá perdurar por toda a vida”, completou o estudante de Redes de Computadores.WhatsApp Image 2022-06-28 at 15.05.02 (2).jpeg

A conquista é reflexo do trabalho de várias frentes do Instituto, que agrega ensino e pesquisa, aliado a isso a atuação do Polo de Inovação Embrapii com seus laboratórios. “Grande parte do conhecimento prévio que eu tinha antes de entrar na competição foi adquirido no IFPB. Em 2020 e 2021, tive a oportunidade de ser monitor de cursos FIC promovidos pelo Polo de Inovação em parceria com a Huawei”, frisa Gabriel.

O mestrando de Engenharia Elétrica também tem atuado há dois anos como administrador dos sistemas do Laboratório Assert, do Polo de Inovação e toda essa experiência foi fundamental para a conquista da competição internacional.

Luana também credita ao ensino oferecido pelo IFPB o excelente desempenho na Huawei ICT Competition - Cloud Track. “Devo ao IFPB a minha formação em Engenharia Elétrica e o meu mestrado em fase de conclusão, além do meu curso técnico integrado ao médio. Nesses anos fui formada e moldada por profissionais extraordinários. Durante a competição, professores e alunos nos incentivaram e torceram por nós. Essa conquista não é apenas do time, é do IFPB inteiro”, ressalta.

Sobre a competição, o professor Michel Dias afirma que a conquista internacional valoriza ainda mais o nome IFPB e reflete o caráter de excelência da formação ofertada pela instituição. “Fomos destaque tanto nacional como internacionalmente em uma competição que envolveu 85 países”, enfatiza.

O docente afirma que esse tipo de competição também traz muitos benefícios para os estudantes, como o aprofundamento do conhecimento teórico e prático sobre tecnologias que estão em alta no mercado, por exemplo computação em nuvem e inteligência artificial. “Além disso, durante a competição eles conseguiram certificações profissionais em vários níveis de um dos maiores fornecedores de tecnologia do mundo que é a Huawei”, destaca.

WhatsApp Image 2022-06-28 at 15.05.02.jpeg“Foi uma experiência imensurável. Muitas horas de estudo orientado pelo professor Michel Dias. E por ser uma competição internacional, agrega muito ao currículo pela visibilidade proporcionada, além de ser uma forma de validar o nosso conhecimento nos conteúdos abordados pela competição”, ressalta Marcos Ugulino.

Já Gabriel Gutierrez reforça a importância de a competição proporcionar a integração entre os conhecimentos adquiridos na graduação e prática. “Essas competições nos permitem, de fato, solidificar nossos conhecimentos por meio de uma visão macro dos cenários de aplicação”.

“Vencer uma competição promovida por uma empresa tão grande quanto a Huawei, que disponibiliza seus serviços e equipamentos para tantas outras empresas, é sem dúvidas um atrativo no currículo. Hoje temos no currículo um agregado de experiência com ferramentas e tecnologias que estão em alta, além, é claro, do título de vencedores de uma competição a nível mundial”, conclui Luana Barros.

Comunicação, Cerimonial e Eventos