Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 04 > Jornada Astronômica 2022 tem encontro presencial

Noticia

Jornada Astronômica 2022 tem encontro presencial

A atividade ocorreu nessa terça-feira, dia 12 de abril, na Funad
por publicado: 13/04/2022 11h46 última modificação: 13/04/2022 11h46

O projeto Jornada Astronômica, desenvolvido pelo Grupo de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidades e Superdotação - GIEPAHS do IFPB, realizou ontem, dia 12 de abril, um encontro presencial no auditório da Funad-João Pessoa. O encontro foi mediado pelo professor Allysson Macário, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia - NEPA/IFPB e pelo presidente da Associação Paraibana de Astronomia - APA, Marcelo Zurita.

O objetivo da jornada é ofertar palestras e espaços de troca entre especialistas e estudantes atendidos pelo Núcleo de Atividades em Altas Habilidade e Superdotação da Paraíba - NAAHS/PB, do 1º Ano Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. A finalidade é enriquecer os currículos de aprendizagem e preparar os estudantes para as Olimpíadas de Astronomia que ocorrerão em maio.

“Sair da minha esfera de ensino superior e mestrado para palestrar com crianças de 7 a 13 anos eu achei um grande desafio. A Astronomia mexe com o lúdico das crianças e as instiga. Foi uma experiência que guardarei com carinho em minha memória!”, frisa o professor Allyson Macário.

Para a preparação dos estudantes, a Jornada Astronômica contará com técnicas, demonstrações práticas e acompanhamento de lançamentos de foguetes; dicas de materiais de estudo, textos, vídeos, simulados, encontros presenciais e palestras relacionadas à Astronomia e à Astronáutica.

“Reconhecemos a importância de pensar propostas de intervenção educacional que contemplem, ainda que parcialmente, as especificidades de estudantes indicados com AHSD”, ressalta a professora Monica Pereira, coordenadora do GIEPAHS/IFPB.WhatsApp Image 2022-04-12 at 14.57.25.jpeg

Já o presidente da APA acrescenta que atividades como a jornada promovem a busca pelo conhecimento e isso é leva a sociedade evoluir social e tecnologicamente. Marcelo Zurita reforça que o compartilhamento do saber ajuda a incentivar a curiosidade nas crianças e as mantêm motivadas a aprender e desenvolver suas capacidades.

“Apresentar um pouco da Astronomia para um grupo como esse, com crianças inteligentes e supermotivadas, é empolgante e desafiador ao mesmo tempo. É muito bom porque a gente pode evoluir muito rapidamente com temas complexos, mas precisamos trazer sempre algo novo que as mantenham motivadas a continuar aprendendo”, destaca o professor Marcelo Zurita, presidente da APA.

Jornada da Astronomia 2022

É um projeto do GIEPAHS do IFPB, liderado pelo professor Samir Ferraz (IFBA) e realizado em parceria com o Instituto Federal da Bahia - IFBA, NEPA, APA e conta com o apoio do NAAHS/PB.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da professora Monica Pereira

registrado em: