Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 03 > Campus João Pessoa promove ações de autoconhecimento e bem-estar para mulheres

Noticia

Campus João Pessoa promove ações de autoconhecimento e bem-estar para mulheres

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ocorreram nos dias 08 e 09 de março
por publicado: 09/03/2023 12h32 última modificação: 09/03/2023 12h32

Com ações com foco no de bem-estar, autoconhecimento e saúde, o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do IFPB – Campus João Pessoa, por meio da coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida, promoveu a comemoração do Dia Internacional da Mulher. O tema do evento foi "Dia D Saúde para Elas: caminhos para o bem-estar", começou ontem, dia 08, e continua nessa quinta-feira (09) com uma programação diversificada e voltada a saúde integral da mulher.

No hall de entrada, as mulheres foram recebidas com um café da manhã e com música. Na abertura do evento, a coordenadora do CPSQV, Iolivalda Lima, afirmou que data é um marco importante para que a sociedade continue a luta e consolidação dos direitos das mulheres. “A programação foi pensada com muito carinho na perspectiva lúdica do carinho, cuidado e também de luta pelos nossos direitos”, frisou.

A chefe do DGDP, Dayse Ayres, também disse que a data representa as lutas e vitórias das mulheres, presentes constantemente na a jornada feminina. Já o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, destacou que o dia internacional da mulher é uma data que merece o reconhecimento histórico. “É o mínimo que nós como sociedade devemos trazer à tona e valorizar cada conquista feminina”, ressaltou.

A primeira atividade foi a mesa redonda “Sexualidade Feminina: Desmistificando Tabus”, apresentada pela médica ginecologista e mastologista Thassia Mariz Melo de Paula, a enfermeira Graciela Maria Carneiro Maciel e a sexóloga Marisa Sampaio.

A médica da GEAP Thassia Mariz enfatizou a importância de as mulheres conhecerem seu corpo e procurarem a ginecologista a partir da primeira menstruação e fazer as consultas periódicas de acordo com a idade e histórico familiar de alguma doença, como câncer de mama. “O autocuidado é muito importante, a mulher deve se cuidar, se olhar e ficar atenta aos sinais de alerta, além de fazer visitas periódicas ao ginecologista”, afirmou.

Para a enfermeira Graciela Maciel pontuou que embora seja assunto comum em rodas de conversas femininas a sexualidade ainda é tratada de forma superficial e muitas vezes o assunto não é tratado com a seriedade necessária e pode ser banalizado. “É preciso conhecer seu corpo, não focar só na questão estética, mas pensar na satisfação corporal, não no padrão que é imposto na mídia ou internet”, ressaltou.

Esse pensamento foi compartilhado pela sexóloga Marisa Sampaio, que apontou que a sexualidade não tem receita, porque cada pessoa vai viver a experiência de forma única. “A mulher precisa amar a si mesma para poder amar aos outros, o trabalho e até seus afazeres e dia a dia”, explicou ao reforçar a importância das mulheres procurarem o autoconhecimento.

Durante essa quinta-feira (09), a programação continua com a realização de testes de glicemia, verificação pressão arterial, tipagem sanguínea, autoexame das mamas e orientações em saúde mental. Também há atividades de bem-estar como a realização de escova, oficina de automaquiagem, limpeza de pele.

As atividades são realizadas em parceria com: SESC; GEAP; Faculdade Santa Emília De Rodat; Instituto Ana Hickmann; Mary Kay; Racco Cosméticos; o fisioterapeuta e terapeuta integrativo Tarcísio Duarte da Costa; o terapeuta floral Eric Flor.

No turno da tarde, a partir das 15h, haverá reunião para Instalação do Comitê Gestor de Combate à Violência de Gênero e Assédio Moral do IFPB Campus João Pessoa.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: