Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 02 > Programa Qualifica Mais Progredir certifica mais de 120 estudantes

Programa Qualifica Mais Progredir certifica mais de 120 estudantes

Oito turmas participaram da cerimônia de certificação do curso de Microempreendedor Individual
por publicado: 03/02/2023 13h34 última modificação: 03/02/2023 13h56

Na noite dessa quinta-feira (02), na quadra poliesportiva, foi realizada a Certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada-FIC de Microempreendedor Individual, de seis turmas do Campus João Pessoa e duas do Campus Cabedelo. O evento marcou o encerramento do curso para mais de 120 estudantes.

Participaram da solenidade o diretor de Cultura e Extensão, professor Erivan Lopes, que representou o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB, professor Cícero Nicácio Lopes; o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, João Carvalho; o chefe do DIPPED, professor Alysson Régis; e a coordenadora adjunta do Programa Qualifica Mais Progredir do Campus João Pessoa, Jaqueline Valões.

A concluinte Marilene Soares descreveu o curso como uma experiência prazerosa que trouxe muito conhecimento. Marilene foi confeitaria por 27 anos, mas há três anos tinha desistido de seu empreendimento. “O curso MEI mudou totalmente o meu conceito da forma de trabalhar. Eu havia desistido do meu segmento, mas o curso me fez mudar totalmente de ideia. Vou seguir em frente, porque sei que tenho potencial e vou aplicar tudo que eu aprendi no curso”, afirmou a concluinte.

A coordenadora do programa para o Campus João Pessoa disse ser uma satisfação e muito gratificante participar da certificação. “O curso foi a oportunidade para vocês obterem conhecimento, na expectativa de crescer e a vida desabrochar”, frisou Jaqueline. Já o professor Allison Regis ressaltou a importância da realização de cursos de Formação Inicial e Continuada-FIC. “A Extensão gera conexões entre as instituições de ensino e a sociedade. Os cursos FIC traduzem essa realidade de acreditar nos nossos sonhos e projetos de vida futuros, ao promover a experiência com outras perspectivas profissionais”, pontuou o chefe do DIPPED.

0O secretário de Direitos Humanos do município de João Pessoa também destacou a importância de os concluintes usarem o conhecimento adquirido em seus empreendimentos. Para João Carvalho a pareceria com o IFPB tem fortalecido o trabalho da secretaria de direitos humanos da prefeitura.

“Percebi gratidão foi uma das palavras mais repetidas nas falas da equipe e dos alunos do programa”, apontou o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira. “Momentos como esse mostram que o IFPB é uma instituição para todos, independente de idade e formação, completou o diretor geral ao ressaltar que a oportunidade contribuir com a comunidade e frisar que “a educação é para todos”. Ricardo finalizou incentivando os concluintes a voltarem para a instituição para fazer outros cursos.

O diretor de Extensão e Cultura da PROEXC reforçou a importância das atividades de extensão como um trabalho essencial realizado fora da instituição que aproxima a academia das comunidades. “A educação é um direito constitucional, nós estamos apenas cumprindo nossos deveres de servidores públicos”, afirmou Erivan ao falar sobre a realização de cursos FIC pelo IFPB.

“Buscamos fazer uma sociedade melhor por meio da educação que promove a transformação social, pois a educação é ponte para o conhecimento”, finalizou Erivan. O gestor aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe gestora e professores que participaram do programa.

Comunicação, Cerimonial e Eventos