Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 05 > IFPB indica bolsistas de projetos de pesquisa ao Prêmio Destaque do CNPq

IFPB indica bolsistas de projetos de pesquisa ao Prêmio Destaque do CNPq

Duas equipes do Campus João Pessoa, uma do PIBIC e outra do PIBITI, foram reconhecidas pelo comitê institucional
por publicado: 04/05/2021 12h44 última modificação: 04/05/2021 12h44

O Instituto Federal da Paraíba indicou estudantes bolsistas de dois projetos de Iniciação Científica (PIBIC) e três de Iniciação Tecnológica (PIBITI) para o Prêmio Destaque CNPq. Entre os selecionados, dois são do campus João Pessoa. A premiação nacional reconhece os melhores bolsistas analisando os relatórios e o perfil de participação nos projetos. O trabalho das equipes se destaca pela grande contribuição à sociedade por meio das ações desenvolvidas.

Cada estudante pode receber até R$ 7 mil, bolsa de mestrado ou doutorado, passagem e hospedagem para a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A SPBC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e sete representantes da comunidade científica e tecnológica indicados pelo CNPq são os responsáveis por avaliar as indicações.

No PIBIC, na área de conhecimento de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a indicação veio do projeto de pesquisa "Recursos Visuais para o Aprendizado de Alunos Surdos”, do Campus João Pessoa, coordenado pela professora Andréa de Lucena Lira. A bolsista indicada foi a estudante de Licenciatura em Química, Ana Karolina Vieira de Lima Guedes. O desafio do projeto era produzir materiais didáticos em vídeo com a transcrição em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornando conhecimentos educativos em Química acessíveis ao público surdo, além de estabelecer sinais específicos para os conceitos da área de química. A equipe produziu e disponibilizou quatro videoaulas no Youtube para “preparação” de “Vestibulandos Digitais” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto tem na equipe a aluna voluntária Júlia Maria Soares Ferraz, as professoras de Libras Regina de Fatima Freire Valentim Monteiro e Katia Michaele Conserva, as tradutoras e intérpretes de Libras, Ravena Vasconcelos e Tamara Pereira da Silva Machado e o Técnico em audiovisual Marcos Vasconcelos Paiva. Os vídeos tiveram mais de 2000 visualizações. Na página do campus João Pessoa no YouTube é possível acessar os vídeos.

“Foi uma honra participar do projeto com a professora Andréa, principalmente pela experiência que adquiri para a minha futura profissão de docente. O projeto de videoaulas de química para alunos surdos foi integrador, e teve uma equipe múltipla, desde professores de Química, alunos do curso, intérpretes e a participação de alunos surdos. E isso trouxe uma bagagem riquíssima para minha experiência enquanto licencianda. Além de ser voltado para o público surdo, o que me proporcionou uma rica experiência para trabalhar o ensino inclusivo em trabalhos posteriores”, declarou a estudante Karolina. Ela se disse impressionada pela indicação ao Prêmio do CNPq “e ao mesmo tempo grata, porque o IF proporcionou essa experiência a nossa equipe”. Atualmente, Karolina é bolsista do Programa de Residência Pedagógica.

Já no PIBITI, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, foi indicado o bolsista e estudante do Bacharelado em Administração, Caio Abner Brito, do projeto "Utilização de Jogo Interativo na Educação Empreendedora de alunos do Ensino Fundamental em Escolas Públicas", do Campus João Pessoa, coordenado pela professora Maria de Fátima Silva Oliveira. A equipe tem os estudantes Bruno Vinicios e Pedro Rodrigues, também do curso de Administração, e Bruna Medeiros, de Design Gráfico, do campus Cabedelo.

O estudante Caio comenta que a experiência foi gratificante, por atender a crianças do Ensino Fundamental II público, em que cerca de 90% desconhecia o tema. “Atrair a atenção deles foi uma experiência árdua, mas em conjunto com a equipe do projeto conseguimos desenvolver bem a perspectiva lúdica do jogo de tabuleiro, com temática de empreendedorismo, e aplicar durante a semana cultural da escola atendida, atraindo inclusive maior atenção que os demais jogos (de cunho esportivo)”. Sobre a indicação ao Prêmio, Caio disse que ficou grato pelo reconhecimento do IFPB e dos amigos pesquisadores. “Esperamos que toda essa energia que movimentou o projeto possa atingir mais alunos que despertem a estima pela pesquisa e extensão, trazendo mais indicações e premiações ao IFPB, instituição que é muito querida por todos nós!”

Fátima relata a contribuição de toda a direção da Escola Municipal Izabel Maria das Neves no projeto. O Jogo de Tabuleiro tem todas as fases do empreendedorismo como processo e envolveu os alunos da escola municipal. Segundo Fátima, após o jogo, a aprendizagem dos conceitos de empreendedorismo foi assimilada pelos alunos da escola fundamental. Ela solicitou uma patente do jogo e tem intenção de transformá-lo em um aplicativo, futuramente. Os estudantes do IFPB apresentaram resultados em eventos científicos no Instituto e a professora em congresso internacional virtual.

*Matéria da DGCom