Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 05 > Estudante do IFPB é selecionada no programa Jovens Embaixadores dos EUA

Estudante do IFPB é selecionada no programa Jovens Embaixadores dos EUA

Noely Irineu Silva é aluna do curso técnico em Eletrônica do campus João Pessoa
por publicado: 10/05/2021 14h35 última modificação: 10/05/2021 14h35

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira (07), a relação de estudantes de escolas públicas brasileiras selecionados no Programa Jovens Embaixadores. Mais uma vez, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) teve um dos seus alunos selecionados: Noely Irineu Silva,  de 18 anos, faz o terceiro ano do curso Integrado em Eletrônica, no Campus João Pessoa.

“Honestamente, eu ainda estou sem acreditar que irei representar meu estado nesse programa incrível. Receber a notícia da aprovação foi um mix de emoções, estou bastante feliz e realizada em saber que minha participação em iniciativas sociais para mudar minha comunidade e meu esforço em aprender inglês resultaram na aprovação de um sonho, apesar de todas as dificuldades durante a pandemia”, comentou Noely. A seleção contou com mais de 10 mil inscrições de estudantes de todo o Brasil, que concorriam a apenas 33 vagas.

A paraibana conta que se preparou para a seletiva estudando inglês através de um curso de idiomas, filmes, livros e músicas, além de ter participado de uma mentoria, realizada por jovens embaixadores de edições anteriores. “Porém o ponto mais importante em cada etapa da seleção foi ficar calma para conseguir me comunicar de forma clara e objetiva, principalmente quando tivemos a entrevista com os representantes da embaixada dos EUA em inglês”.

Por conta da pandemia da Covid-19, o programa teve que adotar o formato virtual. Neste ano, os jovens selecionados participarão de oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global, entre os dias 14 de junho e 13 de agosto. Noely acredita que a experiência irá contribuir para sua formação social e educacional, além de melhorar seu inglês. “Ainda, vai ajudar a aumentar a melhorar habilidades ligadas à liderança juvenil, comunicação e empreendedorismo/impacto social para ampliar minhas iniciativas na comunidade e também incentivar estudantes interessados no programa. Será uma experiência incrível de imersão na cultura americana e, ao mesmo tempo, compartilhando um pouco da cultura paraibana com outros jovens brasileiros e estadunidenses”.

Além de Jovem Embaixadora 2021, a estudante também foi aprovada em um curso de verão da universidade de Yale, nos Estados Unidos. O programa também é virtual e tem a participação de jovens de mais de 130 países. Noely passou para a sessão Solving Global Challenges (resolvendo desafios globais), com a bolsa de estudos Young Leaders (YL) ofertada pela universidade.

Comunicação, Cerimonial e Eventos