Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 05 > Equipe de estudante do IFPB conquista 2º lugar na HackaPower - Transformando Ideias em Soluções

O paraibano Everton Arruda fez parte do Team Foxy junto a mais quatro integrantes de São Paulo e Ceará
por publicado: 25/05/2021 14h39 última modificação: 28/05/2021 17h42

Com a finalidade de promover a inovação e estimular a criatividade para a resolução de problemas reais do setor de energia, foi realizada a HackaPower - Transformando Ideias em Soluções, entre os dias 21 a 23 de maio. O evento foi organizado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

O estudante de Engenharia Elétrica, Everton Arruda, se uniu a Marina Lima, Fernando Yamashiro, Christian Portugal e Carita Liberato, formando a equipe Foxy, que conquistou o 2º lugar da competição, após 50 horas de trabalho. Participaram da maratona, 107 pessoas que formaram 24 equipes de diversos estados do país e um time da Letônia.

A competição foi direcionada a estudantes, startups e empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI). A proposta da HackaPower conectar pessoas e entidades que trabalham no setor de energia para proporcionar a experiência do desenvolvimento e validação de uma solução, com o auxílio de mentores – profissionais tanto do campo da energia, da tecnologia, quanto da área de negócios, que deram suporte aos participantes durante a maratona.

“O HackaPower foi para mim uma oportunidade incrível de colocar em prática alguns conceitos de sistemas de geração e distribuição de energia, geração distribuída, projetos e energias renováveis aprendidos em Engenharia Elétrica enquanto estudante universitário”, destacou Everton.

O desafio que a equipe Foxy solucionou foi proposto pela empresa SolarView: Solução para pós-venda em sistemas fotovoltaicos. Para isso eles desenvolveram o projeto Trek, uma solução que utiliza módulos de sensoriamento para placas solares fotovoltaicas juntamente com um sistema para identificar possíveis problemas na usina de geração de energia solar fotovoltaica e gerar alertas.

“A solução utiliza redes ubíquas e sistema IOT para capturar os dados individualizados de cada placa solar fotovoltaica, o total de produção da usina, o consumo total da residência ou indústria e transmite essas informações para a aplicação web para melhor visualização de dados”, completa Everton.

A equipe era composta por pessoas de São Paulo, Ceará e Paraíba, que de forma virtual conseguiram desenvolver Trek, the next-solution solar energy service. Para Everton a experiência foi muito importante principalmente porque lhe possibilitou participar de um ambiente rico em inovação. “Eu sinto orgulho de ter representado o Nordeste, a Paraíba, o IFPB e estar no pódio de um evento que tem predominantemente maratonistas da região sul e sudeste do país, com uma solução tecnológica inovadora, julgada e escolhida por grandes nomes do mercado de energia brasileiro e do exterior”, ressaltou o estudante.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do site da Unijuí e do estudante Everton Arruda