Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 03 > Estudantes do campus João Pessoa são destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Noticia

Estudantes do campus João Pessoa são destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Raquel Patrício e João Neto são alunos dos cursos Integrados de Eletrônica e Eletrotécnica
por publicado: 02/03/2021 17h55 última modificação: 05/03/2021 11h29

Dois estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Eletrônica foram destaques na edição 2020 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Raquel Patrício Moraes, do terceiro ano de Eletrônica, foi medalha de ouro e João Pereira de Lacerda Neto, do segundo ano de Eletrotécnica, ganhou certificado de Menção Honrosa na ONC. O resultado saiu dia 25 de fevereiro.

Raquel conta que se preparou para as provas revisando as anotações dos conteúdos vistos em sala de aula, nas disciplinas de Biologia, Física, História e Química e fazendo provas de anos anteriores sobre os assuntos que mais tinha dificuldade. Para estudar Astronomia, Raquel realizou pesquisas no Google e assistiu a vídeos no Youtube, sempre fazendo resumo dos principais conteúdos.

“Sendo sincera, se trata mais de uma realização pessoal, é fato que as olimpíadas do conhecimento são uma porta de entrada para diversas oportunidades e experiências, porém é importante perceber que é muito gratificante você se esforçar em algo que você gosta e receber um prêmio desse nível em troca, traz a sensação de que você está realmente evoluindo e chegando onde você pretende alcançar”, comentou.    

Não foi a primeira vez que Raquel participou e se deu bem em Olimpíadas. Entre 2019 e 2020, a estudante conquistou medalha de bronze na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR- prática 2019), medalha de prata na Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ - 2019), medalha de ouro na OBR (teórica 2020) e medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA-2020). 

João Neto, do segundo ano de Eletrotécnica, contou com a ajuda do professor Anderson, de química, da professora Gabriela, de física e da professora Ana Carolina, de biologia, para se preparar para a primeira fase da OBC. Já na segunda fase, realizada durante a pandemia, os estudos aconteceram por meio de vídeos, no Youtube. 

O aluno já havia participado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ), mas não chegou a ser premiado. “Eu estou muito feliz por essa conquista, pois foram apenas duas horas de prova para resolver 10 questões abertas. Eu sou muito lento para fazer as coisas, então acabei precisando abrir mão de algumas questões”. 

O professor Anderson Simões, que acompanhou os alunos, acredita que o resultado é positivo para o campus e evidencia o potencial do IFPB. “O resultado é bastante significativo, por se tratar de um evento nacional, com a participação de discentes de todo o Brasil, e vem premiar a dedicação dos discentes, mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia. Também é deve ser destacado, o trabalho realizado por todos os professores e técnicos administrativos do IFPB, que propicia aos discentes uma formação pública e de qualidade”.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: