Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 03 > Estudante de Engenharia Elétrica chega ao pódio do Hacktudo Sul Fluminense

Estudante de Engenharia Elétrica chega ao pódio do Hacktudo Sul Fluminense

O time de Everton Arruda conquistou 3° lugar da competição e o 1° na categoria experiência
por publicado: 18/03/2021 11h49 última modificação: 18/03/2021 11h49

Com o objetivo discutir temas relacionados à tecnologia e inovação, a edição do Hacktudo Festival de Cultura Digital da região Sul Fluminense promoveu o desafio de desenvolver ações de inovação e sustentabilidade para a CSN Inova, área de inovação da Companhia Siderúrgica Nacional. O evento aconteceu de forma digita,l no período de 22 de fevereiro a 06 de março.

O time Time Avengers composto pelos estudantes Everton Arruda, de Engenharia Elétrica do IFPB; Isadora Cavalcante, da Universidade Cruzeiro do Sul; Matheus Oliveira, da Unopar; e Matheus Carvalho, da Faculdade Estácio, conquistou o 3° lugar no pódio do Hacktudo Sul Fluminense e o 1° lugar na categoria Experiência.

Everton contou que já participou de vários desafios de empresas, mas que a Hacktudo foi diferente porque o objetivo era desenvolver uma solução para uma região específica do Rio de Janeiro, a região Sul Fluminense. “Definitivamente, foi uma competição acirrada, todas as outras equipes eram muito boas, com ótimas soluções e desenvolvimentos. Pensamos fora do óbvio para construir algo entregável com um grande diferencial competitivo, e deu certo”, celebrou o discente.

Para o estudante a competição trouxe um bom aprendizado por propor a imersão em uma cultura regional totalmente diferente da realidade dele, além de ser um desafio na área de tecnologia. Ele também ressaltou que apesar de ser um evento online, a interação com sua equipe e demais participantes foi uma excelente oportunidade para fazer networking, não só entre os universitários, mas com líderes da CSN.

“Os conhecimentos adquiridos no IFPB foram essenciais para construir uma solução pautada em inovação, indústria 4.0, economia cíclica e economia colaborativa. Esses conhecimentos me ajudaram a criar uma perspectiva holística e técnica sobre cada etapa da construção do nosso case solution durante a competição”, ressaltou Everton.

Os times que participaram da Hacktudo Sul Fluminense tiveram que propor soluções para fomentar um maior e melhor uso e atingir um maior índice de reciclagem de embalagens de aço na região Sul Fluminense.

A solução do time Avengers foi a criação do SteelBack, uma plataforma mobile que permite a reciclagem de embalagens de aço de maneira inteligente. Utilizando Gamificação e Inteligência Articificial, a plataforma atrai o usuário, gera responsabilidade ambiental e promove uma indústria mais sustentável. Saiba mais sobre a proposta acessando o vídeo, disponível nesse endereço: https://youtu.be/LCm9DwEsRLw.

Comunicação, Cerimonial e Eventos