Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 03 > DES alerta concluintes sobre prazo para solicitar Colação de Grau

DES alerta concluintes sobre prazo para solicitar Colação de Grau

Os estudantes têm até amanhã (04/03) para dar entrada no pedido pelo SUAP
por publicado: 03/03/2021 12h02 última modificação: 05/03/2021 11h31

O Departamento de Ensino Superior - DES informa que o prazo de solicitação para participar da Colação de Grau 2020.1, que será realizada em abril, se encerra amanhã (04/03). O pedido deve ser feito pelo SUAP, via abertura de processo, que deve ser encaminhado à Coordenação de Controle Acadêmico-CCA.

O tipo de processo que deve constar no sistema é "colação de grau e diploma de conclusão de curso superior". Para fazer o pedido, o estudante deve acessar o ambiente de aluno e escolher na funcionalidade a opção “Requerimentos”. O caminho para acesso é Administração > Processos eletrônicos > Requerimentos > Botão adicionar requerimento. O processo deverá ser classificado como restrito, e a hipótese legal é "Informação pessoal". Para mais informações sobre como fazer requerimentos eletrônicos, confira a Portaria PRE/IFPB nº 30/2020.

A CCA reforça que para solicitar a colação de grau e diploma de conclusão de curso superior, o concluinte primeiro deve solicitar declaração de "nada consta" do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF-JP), da Biblioteca Nilo Peçanha e da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP). As declarações podem ser obtidas enviando solicitação para os e-mails: financeiro.jpa@ifpb.edu.br; bibliotecajp@ifpb.edu.br; caest.jp@ifpb.edu.br.

Após receber as declarações, o estudante deve anexá-las na abertura do processo, junto com a documentação descrita abaixo, utilizando o botão upload de documentos externos. Para fazer a solicitação é preciso apresentar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de Identidade;
- CPF (se houver o número no documento de identidade, dispensa documento a parte);
- Título de eleitor;
- Certidão de Quitação eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Comprovante de quitação militar (sexo masculino, maior de 18 anos);
- Certificado de conclusão do ensino Médio;
- Histórico escolar do ensino Médio.

Após a análise do processo, o estudante poderá participar da Colação de Grau 2020.1. O certificado de conclusão de curso poderá ser emitido assim que a CCA-JP receber a ata confirmando participação na cerimônia de colação de grau, constatar que o processo está completo e que, no sistema acadêmico, todos os requisitos do curso foram cumpridos.

O certificado será compartilhado no ambiente de aluno no SUAP ou recebê-lo de forma eletrônica, pelo e-mail cadastrado no sistema. Se o estudante preferir pode retirá-lo presencialmente na CCA-JP, desde que faça o agendamento para atendimento presencial, pelo e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do DES e CCA