Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 11 > Docentes de Design de Interiores criam Prancheta DI para estudantes

Docentes de Design de Interiores criam Prancheta DI para estudantes

O equipamento substitui a régua paralela ou a régua T e é fabricado com material de baixo custo
por publicado: 25/11/2020 16h29 última modificação: 25/11/2020 16h34

Durante a pandemia, os professores Aarão Pereira, Nivaldo Ribeiro e Rafael Ponce desenvolveram a prancheta DI para ajudar alunos que não possuem uma prancheta tradicional ou portátil em suas residências ou até um espaço para realização dos desenhos técnicos. Com esse equipamento os estudantes podem dar continuidade as atividades acadêmicas na área de Desenho Técnico.

“Desenvolvemos um sistema inédito de réguas que eliminam a régua paralela ou régua T”, conta o professor Aarão. A prancheta foi criada após algumas reuniões entre os três docentes que buscavam uma solução capaz de se tornar um prancheta portátil de baixo custo. “Vários protótipos foram concebidos e testados, até chegar a uma solução definitiva. Então, o projeto foi concebido e desenhado para confecção”, explica Nivaldo.

A prancheta DI é feita de chapa MDF de 6mm de espessura, que é resistente a umidade. O processo de fabricação conta com corte à laser e montagem manual. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores e o Polo de Inovação do IFPB para confecção das 80 primeiras pranchetas.

“Vale ressaltar que o corte das folhas de MDF tiveram aproveitamento máximo, sem nenhum desperdício de material”, frisa Aarão. O custo de cada prancheta ficou orçado em R$ 10,00 o que viabilizou a confecção do equipamento. Além do baixo custo, o equipamento possui outras características importantes como versatilidade, praticidade e transporte, já que o peso da prancheta é de 1,2 kg.

“Seu sistema inédito de réguas fixas em MDF permite o desenho de diversos ângulos e linhas paralelas, e perpendiculares, com o auxílio dos esquadros, podendo ser utilizados formatos A3 e A4 para a realização dos desenhos técnicos” destaca Nivaldo. Veja como a prancheta DI funciona, assistindo o vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=uYo5_fxJ0yA&list=LL&index=1.

As primeiras pranchetas fabricadas foram distribuídas no mês de outubro para alunos que solicitaram e estavam matriculados no semestre 2020.1, nas disciplinas Desenho Técnico, Desenho Arquitetônico e Detalhamento de Projetos. Com a distribuição do equipamento os professores acreditam que será possível que os estudantes realizem as atividades de ensino não presenciais em suas casas, com segurança e sem prejuízos no processo de ensino e aprendizagem.

O pedido de registro de patente de Desenho Industrial já foi feito junto ao Departamento de Inovação, Pós- Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do campus João Pessoa e os professores aguardam o trâmite e resultado favorável do processo.

Os docentes enfatizam que a criação do equipamento é uma das formas do IFPB, em especial o curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, cumprir seu papel de oferecer ensino público, gratuito e de qualidade. “Enquanto servidores públicos a satisfação é imensa, uma vez que conseguimos atender o nosso alunado”, concluem os docentes.

Comunicação, Cerimonial e Eventos