Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 11 > Cerimônia de abertura da XV SECT contou com momentos culturais e reflexivos

Cerimônia de abertura da XV SECT contou com momentos culturais e reflexivos

Na solenidade gestores parabenizaram organização do evento
por publicado: 18/11/2020 15h12 última modificação: 18/11/2020 15h12

Na manhã desta quarta-feira (18) começou a XV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT 2020) do IFPB Campus João Pessoa. A abertura contou com um vídeo do grupo Poética Evocare declamando um poema que retrata o cenário atual das conexões mediadas pela tecnologia e conhecimento. Em seguida foi transmitida uma apresentação da OCIFPB e do grupo de dança D2.

Por medidas de segurança, o evento está sendo realizado pela primeira vez de maneira remota, mas com o mesmo objetivo das outras edições, promover o diálogo e troca dos saberes por meio de oficinas, minicursos, palestras e apresentações culturais. O tema desse ano é: Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira.

Participaram da solenidade de abertura, representando o reitor Cícero Nicácio, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa; a pró-reitora de Extensão em exercício, Josi Melo; o diretor geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos; a chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Dipped), Lilian Cardoso; a coordenadora de Inovação, Nadja Rodrigues; a coordenadora do EMPIF-Empreender é Possível, Fernanda Araújo; e o coordenador de Extensão, Nemuel de Lima.

“Um mosaico de atividades e oportunidades”, assim a professora Fernanda Araújo se referiu a SECT 2020 e destacou que o EMPIF é uma das peças que compõem esse mosaico. Evento voltado para promover a cultura do empreendedorismo, unindo ciência e prática, a 3ª edição do EMPIF vai apresentar conteúdos de qualidade, troca de experiencias e diversas maneiras para os participantes aprenderem novas formas de empreender.

Já a professora Nadja Rodrigues relembrou a história dauiInovação no IFPB e como a área tem crescido por todos os campi da instituição, por meio da abertura de diversos editais de inovação. A docente acredita que a SECT é um espaço importante para promover a cultura de inovação. “A inovação tem esse desafio de fazer com que todas as ciências se aproximarem”, completou.

Para a professora Lilian Cardoso, coordenadora do evento, apesar do ano desafiador, realizar a SECT se mostrou mais uma maneira de sair da zona de conforto e buscar outras maneiras de organizar o maior evento de Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura do Campus João Pessoa. Ao todo o evento mobiliza, em14 comissões, 88 pessoas entre servidores e estudantes.

“A SECT também é uma oportunidade de conhecermos nossa produção acadêmica, científica e cultural. É um compromisso com a nossa comunidade de ser uma mensagem concreta que estamos aqui e que a sociedade pode contar com a comunidade acadêmica do Campus João Pessoa”, frisou Lilian.

A pró-reitora de Extensão Josi Melo parabenizou a equipe organizadora pela realização da XV SECT e destacou a importância do evento também englobar atividades de extensão e cultura, enriquecendo a programação e trazendo a reflexão sobre questões de ordem emocional e afetiva.

O diretor geral do Campus João Pessoa agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na realização de mais uma edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. “Não foi fácil chegar até aqui, mas com muito cuidado e zelo esse evento já inicia com sucesso. Tenho o sentimento de orgulho, de estar maravilhado com o trabalho de cada um na execução desse evento, que não perdeu a essência, mas só se transformou e remodelou”, enfatizou Neilor. O gestor afirmou, ainda, que a diversidade de saberes promovida pela SECT só fortalece a instituição e amplia as fronteiras do conhecimento.

“Congregar pessoas para mostrar o que o IFPB produz”, assim a pró-reitora de Pesquisa, professor Silvana Costa resumiu a finalidade do evento. Ela também ressaltou a importância do evento para o instituto, além de parabenizar o Campus João Pessoa pela produção de saberes e por participar de vários editais nacionais com projetos aprovados. Silvana destacou o pioneirismo do campus na disseminação da cultura de inovação no IFPB, que tem produzido bons resultados em competições nacionais e internacionais.

Ao final da solenidade, o ator, poeta e compositor Lucas Queiroga apresentou o momento cultural “Abertura em Prosa e Verso”, declamando alguns poemas autorais e refletindo sobre vocação e o cenário de isolamento social imposto pela pandemia.

Comunicação, Cerimonial e Eventos