Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 06 > Gestão de Pessoas lança materiais sobre saúde em tempos de pandemia

Noticia

Gestão de Pessoas lança materiais sobre saúde em tempos de pandemia

São dois projetos: Saúde in Vídeo e a cartilha Higiene Mental e Saúde Social
por publicado: 29/06/2020 17h23 última modificação: 02/07/2020 14h15

O Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida e da Coordenação de Desenvolvimento Profissional, produziu materiais sobre saúde. O primeiro é a cartilha "Higiene Mental e Saúde Social em Tempos de Pandemia” e o segundo é o projeto "Saúde in Vídeo".

Os dois materiais trazem orientações de prevenção em saúde, especialmente quanto a hábitos saudáveis, durante e após o período de pandemia. A cartilha aborda a questão da restrição social e as consequentes mudanças sociais que têm preocupado autoridades e pesquisadores em saúde, bem-estar mental e social das pessoas.

Esses problemas sociais e de comprometimento mental tem causado adoecimento em diferentes níveis, desde solidão, desesperança, angústia, exaustão, irritabilidade, tédio, raiva, sensação de abandono, até ideação suicida, distúrbios do sono e abuso de substâncias psicoativas.

O propósito da cartilha é trazer algumas reflexões e dicas de saúde para beneficiar a comunidade acadêmica do Campus João Pessoa. A coordenadora de Promoção Social e Qualidade de Vida Iolivada Lima ressalta que o material transcende ao tempo, “pois enfatiza hábitos e comportamentos sociais capazes de colaborar com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja durante a quarentena ou após ela”.

“De maneira lúdica, a cartilha evidencia a necessidade de realizarmos e mantermos a Higiene Mental como prevenção de doenças e sofrimentos de ordem psíquica”, completa Iolivalda. Ela também reforça que é preciso cuidar das relações humanas, que foram profundamente afetadas. Para isso é importante adotar rotinas que envolvam cuidados pessoais e comportamentos sociais que contribuam com a saúde, a segurança e o bem-estar individual e coletivo.

Saúde in Vídeo

Já a produção dos vídeos aborda várias dimensões que compõem a saúde integral, como: biológica, psicológica e social. Os diversos profissionais da área de saúde do Campus João Pessoa foram convidados a participar do projeto. A ideia é receber gravações realizadas no cotidiano desses profissionais sobre assuntos de interesse comum e que promovam o enfrentamento às condições que provocam adoecimento e são relacionadas à pandemia da COVID-19.

O primeiro vídeo, produzido pela psicóloga organizacional Rossana Figueiredo, traz dicas sobre Higiene Mental, de como dispersar pensamentos ruins para evitar prejuízos pessoais, sociais, emocionais e de saúde mental. Já o segundo vídeo, elaborado pela assistente social Iolivalda Lima, traz orientações e reflexões acerca da Saúde Social, apresentando comportamentos sociais que podem contribuir para o bem-estar social e coletivo.

O terceiro vídeo, que está em fase de produção, será realizado pela professora Valéria Matos Leitão e trará recomendações sobre saúde mental, higiene do sono e exercícios para o dia-a-dia.

A Gestão de Pessoas ainda está aceitando propostas de vídeos com Dicas de Saúde e Bem Estar, nas mais diversas perspectivas. Os interessados devem entrar em contato com a CPSQV, por meio do telefone (83) 99902-0897.

Os projetos foram realizados em parceria com profissionais de saúde do Campus João Pessoa e das coordenações de Comunicação e Produção Audiovisual.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa com informações da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida do DGDP

registrado em: