Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 06 > Campus João Pessoa realiza 1ª solenidade de Colação de Grau Virtual

Campus João Pessoa realiza 1ª solenidade de Colação de Grau Virtual

Por meio de videoconferência, a cerimônia ocorreu na noite da última quarta-feira (10)
por publicado: 12/06/2020 17h19 última modificação: 15/06/2020 09h25

Mesmo diante de um cenário diferente e inesperado, 34 concluintes participaram da primeira solenidade de Colação de Grau Virtual, na noite da última quarta-feira (10). Participaram da cerimônia, por meio de videoconferência, estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Redes de Computadores e Sistemas para Internet. Confira a cerimônia na íntegra, neste link.

A solenidade contou com a presença virtual do reitor, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes; da pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Meira Marinho; do diretor geral do Campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos; da diretora de Desenvolvimento do ensino do campus JP, Diana Moreno Nobre; do diretor de Administração e Finanças, Josué Santos Silva; do chefe do Departamento de Ensino Superior do campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira; dentre outras autoridades.

Seguindo o rito universitário, mesmo distantes presencialmente, todos os formandos participaram do juramento acadêmico que foi dirigido pela concluinte do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, Ana Karina de Melo Pedrosa Dunning. Logo após, o tecnólogo em Negócios Imobiliários, Alexsandro Gonçalves Targino dos Santos, fez o discurso em nome de todos os concluintes. O recém-formado disse estar orgulhoso e grato por representar todos os colegas, que participavam da colação de grau.

“Primeiramente quero agradecer ao Instituto Federal da Paraíba e a todas as pessoas envolvidas na instituição, passando pela tia do café, funcionários, professores, coordenadores, reitor e os demais que fizeram parte diariamente de nossa trajetória no Instituto”. Alexsandro fez um agradecimento especial aos docentes pela parceria e companheirismo em partilhar conhecimentos.

O orador aproveitou a oportunidade para agradecer a colegas pelos “momentos marcantes e históricos, onde a união e companheirismo e alegria eram os nossos principais pilares”. O concluinte se emocionou algumas vezes ao relembrar a trajetória e encerrou seu discurso agradecendo aos familiares pelo apoio. “Pena que tudo que é bom, em algum momento acaba. Desejo a todos os concluintes, que a felicidade e o sucesso sejam constantes na vida de cada um”, finalizou.

Em seguida a pró-reitora de Ensino do IFPB, professora Mary Roberta, saudou os concluintes já como profissionais e lembrou que é graças a profissionais da área de TI, como alguns presentes na solenidade, que foi possível realizar a colação de grau, de forma virtual.

“Todos nós, mesmo nesse momento de pandemia, estamos satisfeitos de ver vocês formados. Agradeço aos professores que trabalharam muito para que vocês pudessem sair formados e com a qualidade assegurada por essa instituição, que tem 110 anos de experiência em formação profissional. Ficamos tranquilos sabendo que vocês poderão ressignificar a profissão que vocês hoje abraçam, pois ela servirá para a construção de um mundo melhor”, frisou a pró-reitora.

Já o diretor geral do IFPB campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, disse que participar da Colação de Grau virtual foi uma experiência emocionante da mesma forma que das solenidades presenciais. “Nessa primeira experiência virtual de colação de grau, não tem sido diferente, a emoção e alegria transbordam”.

“Nós sabemos o quão difícil foi essa caminhada e o que representa na vida de vocês chegar até esse momento de realizar um sonho. Para nós que fazemos o IFPB é um motivo de muito orgulho. Nós nos sentimos muito honrados. Quando chegamos a esse momento é sempre muito especial, porque é a concretização do esforço do trabalho de cada educador e educadora que faz essa instituição”, completou o gestor.

Para o reitor Cícero Nicácio a cerimônia também marca o momento de compromisso com a sociedade que cada recém-formado fez ao realizar o juramento acadêmico de exercer com dignidade a respectiva atividade profissional. “O país celebra hoje a formação de jovens brasileiros nos cursos superiores para serem justamente aqueles que vão interceder junto a sociedade brasileira na perspectiva de torna-la mais justa, humana e igualitária. Há momentos como esses que são inapagáveis e mais diante de uma pandemia, mas nada vai ofuscar o encanto, a beleza e o fascínio desse momento”, ressaltou o reitor.

Nicácio finalizou a solenidade de colação afirmando que o momento era de reflexão sobre a importância do exercício profissional para melhorar o país. “A sociedade investe na formação de jovens brasileiros para que no futuro, vocês possam dedicar os conhecimentos, que vocês assimilaram, em benefício da sociedade”.

Próximas solenidades

Por conta do número alto de concluintes, as colações foram divididas em três grupos. As próximas cerimônias estão programadas para as seguintes datas:

Dia 18 de junho, às 18h30 - Automação Industrial, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Gestão Ambiental e Sistemas de Telecomunicações;

Dia 25 de junho, às 18h30 - Administração, Engenharia Elétrica, Letras e Química

Comunicação, Cerimonial e Eventos o IFPB Campus João Pessoa