Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 04 > Cuidados com a saúde bucal durante a pandemia

Noticia

Cuidados com a saúde bucal durante a pandemia

Confira dicas de como manter seus dentes saudáveis, sem se descuidar da prevenção ao COVID-19
por publicado: 16/04/2020 13h53 última modificação: 16/04/2020 13h54

Por conta da propagação da COVID-19, os órgãos de saúde recomendam procurar atendimento em postos de saúde só em caso de urgência. O mesmo se aplica a ida ao dentista. Mesmo que os consultórios sigam as normas para evitar propagação do coronavírus, o paciente só deve procurar o dentista em casos urgentes, como de dor aguda, fratura no dente ou trauma na gengiva.

Além disso, a principal forma de contágio do novo coronavírus é através da saliva. Quando alguém em casa estiver com sintomas da doença é importante separar pasta de dente, sabonete e toalha do restante da família. A escova de dentes também deve ser armazenada em local diferente das escovas dos familiares. 

As pesquisas recentes apontam que o vírus pode sobreviver até três dias em superfícies de aço e plástico. Por conta disso, lavar bem as mãos e os pulsos antes de iniciar a escovação é fundamental para evitar o contágio. Confira outras orientações básicas para manter sua saúde bucal: 

  • Escove os dentes e a língua após as principais refeições, tendo o cuidado de nunca dormir sem fazer a higiene bucal: escovação e uso do fio dental. 
  • Não escove os dentes de qualquer jeito, realize a técnica de forma correta. Não pressione muito a escova sobre os dentes, procure fazer movimentos circulares e não retos, evitando agredir a gengiva. 
  • Escolha corretamente a escova de dentes: ela deve ter cerdas macias, o cabo reto e a cabeça pequena, para facilitar a limpeza em todos os dentes, inclusive aqueles de difícil alcance. Já o creme dental deve conter flúor e possuir, preferencialmente, de baixa abrasividade para evitar o desgaste do esmalte. Troque a escova a cada três meses.
  • O uso do fio dental é fundamental para remover resíduos alimentares que se depositam entre os dentes e não saem na escovação.
  • Para evitar o mau hálito, coma mais vegetais e frutas, beba bastante água e não fique em jejum por um longo período de tempo. 
  • Nunca compartilhe sua escova de dentes, nem que seja com alguém muito próximo a você.
  • Guarde sua escova em local fechado ou use protetor e estojo de proteção.
  • O excesso de bebidas ácidas, como refrigerantes e energéticos, pode causar o desgaste da camada externa do dente. Além de evitar o consumo frequente, é importante escovar bem os dentes após ingestão dessas bebidas.
  • Dores dentais costumam ser o principal indício do aparecimento de cáries ou outras complicações. Dessa forma, na presença de alguma sensação dolorosa, não hesite em marcar uma consulta com o seu dentista.


Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da CPAS (Coordenação de Prevenção e Atenção à Saúde)

registrado em: