Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 03 > Polo de Inovação do IFPB já doou mais de 170 protetores faciais para o combate ao Covid-19

Equipamento de proteção é utilizado por profissionais de saúde em hospitais
por publicado: 31/03/2020 13h34 última modificação: 03/04/2020 16h49

Mais de 170 equipamentos de proteção faciais, produzidos no Polo de Inovação do IFPB, já foram entregues para a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. O equipamento vem sendo utilizado por profissionais que atuam na linha de frente no tratamento de pacientes com o Covid-19.

O protetor facial é um equipamento de proteção individual que é colocado em cima da máscara N95, fazendo com que o profissional esteja ainda mais seguro contra infecção. “Esse protetor é muito importante para o profissional de saúde que lida diretamente com os doentes e se expõe a um risco maior. Ele proteje a máscara e pode ser higienizado”, disse a Diretora do Polo de Inovação, Damires Souza.

A produção está sendo entregue diariamente. De acordo com o coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação, Michel Dias, já foram produzidos 277 protetores faciais e 176 foram doados. “Também serão entregues mais 50 unidades à prefeitura de Monteiro e enviaremos 51 para a SES”, destacou o professor. Um grupo de 4 professores e 7 estudantes estão participando desse projeto que envolve a impressão e montagem do equipamento. A distribuição é feita pela Secretaria de Saúde.

Michel Dias informou ainda que o custo de cada um destes equipamentos é menor do que 5 reais. O material foi conseguido através de doações dos professores do Polo e dos Campi. O grupo é composto pelos seguintes servidores e estudantes: Professores: Michel Coura Dias (Polo), Rafael Ponce (Campus JP), Rafael Franklin(Campus JP), Julierme Silva (campus Monteiro), Giuseppe Lima (Campus Monteiro); Técnico em Laboratório: Gabriel Gutierrez (Campus João Pessoa). Alunos: Julierme Silva (campus João Pessoa), Klivisson Campelo (campus João Pessoa), Larissa Mendes (campus João Pessoa), Gabriel Aragão (Campus Monteiro), Edson Luiz (Campus JP), e Luana Barros (Campus JP).

O Projeto – O protetor facial é projeto idealizado pelo  Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba-NUTES/UEPB, que vem trabalhando para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e dispositivos para o enfrentamento à Covid-19. O IFPB, por meio do Polo de Inovação, se integrou à rede de impressão 3D desse grupo e agora participa ativamente na produção dos equipamentos.

“Estamos produzindo os protetores faciais com base no projeto conceitual do Nutes/UEPB. Recebemos esse projeto, no qual é feita a leitura através de um software e enviado para a  impressora 3D que constrói o suporte para o protetor camada a camada, com base no projeto. Por isso estamos usando o máximo número possível de impressoras 3d para poder escalar essa produção”, enfatizou Damires Souza.

Informações da Reitoria