Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 12 > XIV SECT é marcada pela integração com a comunidade

XIV SECT é marcada pela integração com a comunidade

A avaliação positiva do evento se confirma na quantidade de atividades e número de participantes
por publicado: 04/12/2019 10h53 última modificação: 04/12/2019 10h53

Em sua 14ª edição, a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT 2019) do Campus João Pessoa vem se fortalecendo e consolidando como o maior evento de caráter acadêmico, científico, cultural e de integração com a sociedade.

Neste ano, foram 126 atividades realizadas em três dias de evento, que na avaliação da presidente da comissão organizadora, professora Lilian Cardoso, alcançaram seu objetivo de apresentar a diversidade de saberes produzidos no campus, além de promoverem a troca de experiências.

Durante a SECT 2019, ocorreram 21 apresentações culturais no auditório, no hall de entrada, no palco montado na área do estacionamento, além de um cortejo musical, que percorreu o campus com o grupo Tambores do Tempo, da Escola Viva Olho do Tempo. Também aconteceram 15 Desafios Acadêmicos, tanto na área de inovação como a Maratona POP e a Olimpíada de Redes, quanto nas outras áreas de formação. “Tivemos Desafios de Lançamento de Foguetes, de Idiomas, Matemática, História, Gestão Sustentável”, destacou Lílian.

O evento também teve duas mesas redondas, 32 minicursos e 24 palestras, que fizeram parte da programação da XIV SECT, que contou com dois eventos menores o II EMPIF – Empreender é Possível e o Workshop de Inovação.

Foram ministradas 31 oficinas, destas 13 foram destinadas prioritariamente para o público externo através de parcerias sociais firmadas com a ONG Casa dos Sonhos de Santa Rita; prefeitura municipal do Conde; prefeitura municipal de Bayeux, através da ONG Aliança Bayeux; prefeitura municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Essas oficinas, que tiveram participação de 300 pessoas de diversas idades, desde crianças até idosos, também foram inclusivas. Foram oficinas de pintura em tecido para idosos, oficina de capoeira para pessoas com deficiência, oficina de horta e compostagem, confecção de mobiliários, cosméticos, entre outras. “Foi um grande desafio, mas também foi a realização de um sonho nosso, por mais que a SECT fosse um evento aberto, esse público não conseguia chegar ao nosso campus. Com o eixo Integração Escola-Comunidade, nós conseguimos trazer as pessoas” frisou Lílian.

A coordenadora do eixo Integração Escola-Comunidade, professora Roberta Paiva, reforça que essa mudança foi algo bem inovadora, porque nos anos anteriores as atividades do eixo aconteciam fora da instituição. “A gente realizava ações em algumas escolas que eram escolhidas. Então esse ano, como o intuito da SECT era abrir as nossas portas para o público externo, decidimos oferecer as oficinas dentro da instituição, justamente para trazer esse público para vivenciar essa semana conosco”, contou a docente.

Segundo Roberta, as pessoas que participaram das oficinas saíram bem satisfeitas e pedindo a presença de representantes da instituição nas comunidades para estabelecer novas parcerias. “A SECT estreitou os laços com nossos parceiros e com o público externo, fazendo com que a Extensão cresça cada vez mais e promova essa troca tão necessária entre a academia e a sociedade”, ressaltou.

Roberta também destacou duas palestras organizadas pela comissão do eixo, uma com a mestra Doci, da Escola Viva Olho do Tempo, que contou com a participação do grupo Tambores do Tempo. A outra, foi realizada pela arquiteta e sócia-fundadora do Projeto Casa do Sonhos, Patrícia Gigliola, que falou sobre a sustentabilidade e como o projeto surgiu.

“Nós gostaríamos de agradecer toda a contribuição que tivemos dos setores do Campus João Pessoa e também da Comissão Organizadora, que contou com 128 pessoas, mais de 300 monitores. Sem o apoio de todas essas pessoas nós não conseguiríamos realizar esse evento”, finalizou Lilian, a presidente da comissão organizadora da SECT 2019.

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa