Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 11 > SECT 2019: Projeto de extensão Mobiliário Sustentável transforma lixo em móveis

SECT 2019: Projeto de extensão Mobiliário Sustentável transforma lixo em móveis

Além da consciência ecológica, o trabalho consegue levar conceitos de Design de Interiores para classe mais populares
por publicado: 27/11/2019 15h26 última modificação: 29/11/2019 10h05

Durante toda a XIV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFPB Campus João Pessoa, está acontecendo a Mostra de Arte, Cultura e Design que traz exposições de materiais, algumas fotografias e memórias. Uma delas é do Projeto de extensão Mobiliário Sustentável, que está expondo mobiliários para uma sala de jantar e de sala de estar.

Os móveis foram produzidos por cinco estudantes de Design de Interiores, orientados pela professora Juliana Sá de Araújo. Todo o mobiliário foi criado a partir do lixo descartado no campus João Pessoa.

O projeto surgiu há um ano com a ideia inicial de criar uma cartilha de mobiliário sustentável, que fosse um manual capaz de ensinar a qualquer pessoa o passo a passo de como produzir alguns móveis com material descartado. “Isso, para atingir uma classe mais carente. Só que a gente quis não só fazer a cartilha, mas também fazer o mobiliário, para colocar a mão na massa e saber como é realmente”, explica Deborah Silva, estudantes do 5° período de Design de Interiores.

Para fazer os móveis expostos no hall de entrada do campus, os estudantes utilizaram, além de páletes, materiais como cabo de vassoura, isopor, vidro, fio de eletricidade e papelão, que são materiais mais descartados no IFPB. O resultado é totalmente inesperado, principalmente, porque a partir do lixo foram produzidos móveis com muito estilo e bom gosto.

“Nossa ideia foi mostrar que você pode ter um design de interiores de qualidade, que não cause impacto na natureza e que você mesmo pode fazer. E, assim, dar esse acesso a qualquer pessoa de reutilizar o seu próprio lixo”, destaca Deborah.

Para fazer o painel de TV, foram usados cabos de vassoura. A estante divisória foi feita de papelão e isopor e a mesa, com papelão e pedaços de vidros. Já para fabricar os pufs, os estudantes utilizaram caixa de papelão e garrafas pets. Entre os itens de decoração, uma das luminárias foi feita com palitos de churrasco.

Segundo a discente, uma das finalidades do projeto é levar as pessoas a repensarem a forma como consomem, promovendo a reflexão sobre o consumo consciente. O projeto também tem o caráter inclusivo, ao mostra que o trabalho de design de interiores não é destinado apenas para classes com mais poder aquisitivo, mas que pode ser voltado às camadas mais populares. “Gastando muito pouco, você pode ter um ambiente de qualidade, confortável e bonito também”, completa Deborah.

O próximo passo do projeto é desenvolver oficinas em comunidades carentes e entregar as cartilhas para que as famílias possam produzir seus próprios móveis.

Quem tiver interesse na cartilha do projeto Mobiliário Sustentábel pode baixá-la direto pelo query code, disponível nas fotos (passe para o lado) ou seguir o grupo no Instagram: @mobiliariosustentavel.

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa