Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 11 > Palestras, minicursos e desafios movimentam 2º dia da XIX SECT

Palestras, minicursos e desafios movimentam 2º dia da XIX SECT

Teatro, sustentabilidade, qualidade de vida, tecnologia social e educação financeira foram alguns dos temas abordados
por publicado: 28/11/2019 08h20 última modificação: 28/11/2019 08h20

Com a proposta de mais de cem atividades, a maioria acontecendo simultaneamente, a SECT 2019 é uma verdadeira colcha de retalhos composta de diversos saberes. Essa diversidade proporciona a troca de experiências e promove a integração de várias áreas num mesmo ambiente.

Na Ciranda de Palestra foram abordados temas como tecnologia social, inovação, filosofia, sustentabilidade, qualidade de vida, educação popular, entre outros. Uma das temáticas foi apresentada pelo o diretor e professor de teatro da UFCG Duílio Cunha, que falou sobre “Vivência de Teatro”. Ele contou que seu primeiro contato com o teatro foi na infância e que, no mesmo instante, se apaixonou por essa arte.

Duílio estudou no IFPB de 1989 a 1991 e credita ao instituto seu verdadeiro contato com aulas de arte. “Fui aluno do curso de Eletrônica e estou muito feliz em voltar a essa casa depois de 30 anos. Foi nessa escola que tive uma formação humana muito grande, que foi fundamental para eu ser a pessoa que sou hoje”, frisou.

O docente destacou que o teatro é muito importante para a formação humana e relembrou um pouco de sua trajetória teatral, que começou na adolescência na Escola Piolin, atualmente Centro Cultural Piolin. “Foi uma luta muito grande, minha vida foi marcada por muitas dificuldades, recebi muitos nãos. Mas eu sempre achei que o não eu tinha certo e eu queria o sim”, assim definiu sua história de perseverança até se tornar professor universitário.

Atualmente ele acredita que seu papel como docente é criar um ambiente que possibilite a troca de afetos e exercite a capacidade de ouvir. Visão construída a partir de sua história no teatro.

EMPIF

O II  Empreender é Possível - EMPIF, evento que faz parte da programação da SECT 2019, também promoveu palestras e minicursos, um deles foi “Minimalismo e Educação Financeira: como gastar menos e viver melhor?”, ministrado por Ceres Grehs, Odilon Saturnino e Valéria Saturnino.

Valéria enfatizou a importância de as pessoas procurarem ter um consumo consciente, tendo como regra geral a ideia de que é preciso gastar menos do que o valor que se recebe, ou seja, as despesas têm que ser menores que as receitas. “Minimalismo é procurar viver com o que é compatível com seu orçamento”, explicou.

Ela também esclareceu que planejamento financeiro vai além de fazer um orçamento mensal, mas que consiste em criar um "orçamento futuro", uma projeção. “É necessário prever os rendimentos e gastos dos meses futuros, de forma a planejar objetivos e metas, a partir da realidade financeira. Para mudar o comportamento em relação ao dinheiro é preciso haver mudança de hábitos”, reforçou.

Para Valéria algumas rotinas precisam ser estabelecidas diariamente como anotar todos os gastos e utilizar caderneta, planilha ou softwares para isso. Outra dica é ter controle dos impulsos para não comprar compulsivamente. “A maneira como você lida com o dinheiro diz muito sobre suas emoções”, acrescentou.

Ao final ela deu dicas de alguns aplicativos gratuitos, com interface amigável e seguros, que servem como ferramentas de controle financeiro. São eles: Gastos Diários; Minhas Economias; e Guia Bolso.

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa