Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 02 > Campus JP tem mais de 100 alunos aprovados em vestibulares e no Sisu 2019

Campus JP tem mais de 100 alunos aprovados em vestibulares e no Sisu 2019

Alguns estudantes contaram como foi a rotina de estudo e a importância do IFPB para a conquista
por publicado: 12/02/2019 15h13 última modificação: 12/02/2019 16h21

Para mais de 100 estudantes do Campus João Pessoa o tempo, esforço e dedicação aos estudos foram recompensados com a aprovação em vestibulares e na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019). E o IFPB fez parte da história de sucesso tanto pela preparação acadêmica, quanto pela realização de atividades que proporcionam formação cidadã e crescimento pessoal.

A formação diferenciada que os Instituto Federais oferecem, incluindo ensino, pesquisa e extensão desde o primeiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, é um dos fatores considerados importantes porestudantes que alcançaram resultados positivos no Enem e vestibulares.

No campus João Pessoa, alguns estudantes obtiveram a aprovação em mais de um certame. Foi o caso do estudante do curso técnico em Eletrônica Marcílio Ferreira, aprovado na prova Fuvest, seleção da Universidade São Paulo, que ficou em 1º lugar no curso de Engenharia Elétrica do Campus São Carlos. Ele também foi aprovado no Sisu para o curso de Medicina da UFPE e no vestibular da Unicamp para o curso de Engenharia da Computação.

Marcílio conta que começou a se preparar desde 2017 com foco no vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica-ITA. No ano passado a rotina de estudos se intensificou, sendo de quase 15 horas diárias. “Eu basicamente assistia as aulas do IF de manhã, passava a tarde inteira na biblioteca. De 18h, voltava para casa e continuava estudando”. À noite, Marcílio estudava no cursinho pré-vestibular e usava livros voltados para o vestibular do ITA, diferentes dos que são geralmente utilizados para o ENEM.

Só nos finais de semana que a rotina de estudos era interrompida. “Sábado era meu dia de descanso e no domingo eu estudava meio período e no outro período, descansava. Tinha meus momentos de descontração com o pessoal da igreja. É importante você ter um grupo social para não se isolar tanto do mundo e ter o mínimo de contato social”, revela.

Marcílio acredita que a formação obtida no IFPB foi um dos fatores que pesou para que ele obtivesse os bons resultados. “A fundamentação que tive no IF foi excelente, quando vou falar das instituições que me formaram, enquanto pessoa, eu sempre cito o IFPB, porque foi onde aprendi de fato a estudar e como trilhar uma vida acadêmica. Devo muito do que sou ao instituto. Óbvio que tem a vontade e busca pessoal, sem isso você não vai chegar a lugar nenhum, mas o IFPB disponibilizou todas as ferramentas que precisei para que eu pudesse estudar e atingisse os objetivos que tracei”.

Quem também se dedicou de forma intensa aos estudos foi Lucas Gabriel Silva, estudante de Eletrônica, aprovado na Fuvest para o curso de Ciência da Computação na USP-Campus São Carlos. O estudante disse que a conquista foi a concretização de um sonho que ele tinha desde quando entrou no IFPB, em 2016.

Mesmo com uma rotina de estudos diárias, Lucas não abria mão de algumas atividades extras e as inseria no dia a dia de estudos. “Sempre gostei de esporte e fiz parte da equipe de basquete do IFPB. Então normalmente eu chegava no IFPB às 06h da manhã e saía às 09h da noite. Tinha as aulas de manhã, estudava à tarde ou fazia projetos de pesquisa e, à noite, fazia esporte”.

Lucas conta que não teve nenhuma preparação especial, nem fez cursinho e estudava por conta própria com livros recomendados por professores. Ele credita parte da conquista ao IFPB, principalmente pela formação diferenciada que proporciona ao estudante o contato com a pesquisa e extensão, ainda durante o Ensino Médio.

A estudante de Controle Ambiental Cândida Virllene de Santana, que passou para o curso de Medicina, na Universidade Federal da Paraíba, tinha como meta obter uma boa pontuação que garantisse uma vaga entre os cursos mais concorridos no estado. Sua rotina de estudos buscava conciliar as atividades do IFPB com os estudos para o Enem, que segundo Cândida foi uma tarefa bem complicada. “Eu me sinto muito feliz de ter conquistado esse objetivo, porque na preparação durante o ano foi muito difícil”.

Já Débora Santana, aluna do 4º ano do curso técnico em Instrumento Musical, foi aprovado no Sisu para o curso de Psicologia, na UFPB, fez cursinho online para o Enem e participou do curso pró-Enem de Matemática oferecido pelo Campus João Pessoa. Ela atribui a escolha do curso a formação ampla oferecida pelo Instituto Federal da Paraíba. “Apesar do ensino no IF não focar no Enem, é muito importante porque o instituto ensina para a vida e abre a nossa mente para o mundo”, afirmou.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa