Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 10 > Aberta a XIII Semana da Ciência e Tecnologia

Aberta a XIII Semana da Ciência e Tecnologia

O evento deste ano tem como tema “Ciência para redução das desigualdades sociais”
por publicado: 23/10/2018 15h15 última modificação: 25/10/2018 13h12

Na manhã desta terça-feira (23), foi aberta oficialmente a XIII Semana de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Ciência para redução das desigualdades sociais”. No auditório José Marques, gestores, servidores e alunos celebraram o início das atividades do maior evento representativo dos saberes implementados em nível acadêmico e administrativo do IFPB Campus João Pessoa.

A primeira a se pronunciar foi a Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Margareth Rocha, que fez um rápido histórico da inovação no campus João Pessoa, mostrando o início difícil e as conquistas ao longo dos anos. Margareth ainda destacou a realização do III Workshop de Inovação, dentro da programação da XIII SECT, que traz competições como a Hackathon, Maratona de Programação e Robótica.

A Coordenadora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Lilian Cardoso, emocionou todos com suas palavras de boas-vindas aos participantes e de agradecimento à equipe que trabalhou para garantir a realização da comemoração mais importante da Rede Federal e Tecnológica. “Se eu tivesse que resumir esse evento em uma palavra seria diversidade. Diversidade de pensamento, de produção científica, cultural e humana. A SECT é o maior evento representativo dos saberes do campus João Pessoa e é mais que isso, é a oportunidade de avançarmos em nossa missão e visão institucionais”.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Tânia Andrade, realçou a felicidade de ver o campus João Pessoa, com muito esforço,  dando continuidade à SECT, um grande movimento que começou anos atrás, que ela teve o prazer de participar, por tantas vezes.

Neilor Cesar dos Santos, Diretor Geral, agradeceu o empenho de todos que enfrentaram o desafio de realizar a SECT em um momento de redução orçamentária. Neilor enfatizou a relevância da temática do evento neste ano e a ligação que ela tem com a proposta dos Institutos Federais. “Nós temos um compromisso da formação científica, tecnológica e profissional. A temática nos remete a pensar como enfrentar a desigualdade e garantir a inclusão, ofertando educação de qualidade para todos e respeitando a diversidade”.

A importância do tema do evento também foi ressaltada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha Costa, que representou o Reitor IFPB na solenidade. “Essa temática é importante ser discutida porque não devemos levar em consideração só as desigualdades sociais, mas também as diferenças do outro, as ideias e o respeito ao ser que cada um é”. Por fim, a professora Silvana parabenizou a equipe do campus João Pessoa pela promoção do evento e desejou aos participantes uma excelente semana de compartilhamento de saberes, conclamando todos a pensarem que a transformação do mundo começa em cada um de nós.

Em seguida, a mesa de autoridades foi desfeita e o poeta Lucas Queiroga recitou a prosa “A vida é muito curta para viver de pantin”. A programação da manhã foi encerrada com a palestra "A humanização da ciência para a redução das desigualdades sociais", ministrada por Tânia Andrade. A pró-reitora de Extensão e Cultura fez reflexões acerca da frieza das relações humanas atuais e de como isso afeta a educação. "Se nos falta ser humanizados, onde estamos falhando? O que está acontecendo para que cada um de nós esteja perdendo essa elo de ligação e optando pela isolamento?

A programação da XIII SECT continua durante toda terça-feira, com diversas atividades científicas, culturais e artísticas. Clique aqui e veja os detalhes.

Comunicação Social do Campus João Pessoa